Repórter Maxicar

Chevrolet Nomad 1955, 1956 ou 1957: qual você prefere?

A icônica station wagon clássica foi concebida para ser derivada do Corvette e não do Bel Air

A nomenclatura “Chevrolet Nomad” foi usada pela primeira vez pela General Motors na station wagon conceito derivada do Corvette, apresentada em seu famoso evento anual Motorama de 1954, que aconteceu no Waldorf Astoria Hotel de Nova York.

O carro-conceito Chevrolet Nomad numa sessão de fotos e no folder promocional da Motorama 1954

A perua esportiva de duas portas foi muito bem recebida pelo público e os executivos Chevrolet acharam uma boa ideia colocá-la em produção. Mas também foi consenso que a Nomad deveria integrar a nova e aguardada linha “full-size” do ano seguinte, ao invés do Corvette: uma station wagon maior ampliaria o leque de clientes; além disso, o Corvette tinha carroceria em fibra de vidro e o uso do aço tornaria a produção mais simples e barata.

Assim, nascia em 1955 a Nomad, station wagon top de linha, derivada do Bel Air. Em seu lançamento era um dos modelos mais caros da Linha Chevrolet, custando US$ 2.570, quase o mesmo valor do Bel Air Conversível.

Chevrolet Station Wagon 1940 e a Linha Chevrolet 1955 de station wagons, incluindo a Nomad

Como aprendemos na escola, nômade (nomad, em inglês) se refere a uma pessoa ou grupo humano que não tem uma habitação fixa e que muda de local constantemente. 

A origem da Chevrolet Nomad

As primeiras peruas Chevrolet surgiram na década de 1930. Eram baseadas nas linhas de automóveis Master e Special e tinham em geral parte da carroceria fabricada em madeira, as famosas “woodies”. Mas não possuíam uma nomenclatura especial, sendo chamadas genericamente de “Station Wagon”.

Isso mudou apenas em 1953, com a chegada da Townsman — derivada do automóvel Two-Teen (210) — e da Handyman — derivada do One-Fifty (150). Ambas de quatro portas e capacidade para 8 e 6 passageiros, respectivamente.

O nome “Nomad” foi mantido até 1961. No ano seguinte, as peruas Chevrolet voltaram a ser chamadas apenas de “Station Wagon”.

Essas três beldades que ilustram a nossa matéria estão sendo oferecidas em um leilão promovido pela Mecum Auctions, que acontece em Glendale, no estado norte-americano do Arizona, nos dias 18 a 22 de março.

A 1955 é do tom de azul chamado “Regal Turquoise”, com detalhes em branco gelo. O interior segue o padrão de cores da carroceria. É equipado com motor V8 265, que estreava em 1955 junto com a nova Linha Chevrolet. O cambio é o automático Powerglide.

A 1956 foi restaurada recentemente e rodou apenas 1.442 milhas desde então. Sua pintura vermelha tem o sugestivo nome de “Matador Red” e os detalhes são  “Dune Beige”. O interior segue o mesmo padrão. Assim como a 1955, é equipada com motor V8 265 e câmbio automático.

Finalmente, temos a Chevrolet Nomad 1957. Das três, é a que tem o padrão de cores mais discreto, e seu interior não segue os tons da carroceria. Seu motor é um pouco mais potente: V8 283. A transmissão também é automática.

E então… qual delas você prefere?

Redação: Fernando Barenco
Fotos: Mecum Auctions e propagandas da época

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