Ele nasceu em 1970, junto com a carroceria Coupê, e no início enfrentou a concorrência do extraoficial Corcel Bino
O Ford Corcel foi lançado em 1968, nas versões Standard e Luxo. No mesmo ano já era lançada uma versão esportiva extraoficial, criada por uma Concessionária Ford de São Paulo que pertencia ao preparador Luiz Antonio Grecco. Mas, como “quem não tem cão, caça com gato”, o Corcel Bino foi baseado na única versão disponível até então: o Sedan de 4 portas. Contamos a história do Corcel Bino aqui no Maxicar. Já no ano seguinte era lançado o esperado Coupê e com o sucesso do Bino, a Ford se apressou em lançar a sua própria versão esportiva: o Corcel GT.

Corcel GT: visual esportivo, mas pouca potência
Embora não tivesse o mesmo vigor do Bino — que podia ser equipado com um completo kit mecânico que aumentava a potência do motor 4 cilindros herdado da Renault de 1.3 para 1.5, a versão oficial era bem mais barata e tinha um visual bem esportivo e logo acabou dominando o mercado. A “pá de cal” para o Bino veio em 1972, com o lançamento do Corcel GT XP, com motor de 85 hp.
Nesse vídeo que acaba de ser publicado no Canal Roger Classic do Youtube, o especialista em carros brasileiros e autor de livros Rogério de Simone conta toda a trajetória do Corcel GT, explicando algumas características dessa versão ano a ano, até 1982, quando chegou o momento de sua despedida.
Deixe seu comentário!