Espaço Dream Car

Exposição de viaturas antigas é a mais nova atração do Complexo Dream Car

Viaturas antigas

Mostra vai até abril e pode ser conferida inclusive durante o carnaval. São 12 veículos, entre modelos originais e réplicas. O Dream Car fica em São Roque – SP

Uma exposição que mantém viva a história de forças policiais brasileiras: 12 viaturas antigas são a mais nova atração do Complexo Dream Car, de São Roque – SP. Entre elas, está também um típico caminhão de bombeiros norte-americano.

Os veículos chegaram no dia 23 de fevereiro e permanecerão até abril no segundo pavimento do Dream Car Museum. As novidades podem ser conferidas inclusive no feriadão de carnaval, pois o maior polo de entretenimento de veículos antigos do Brasil funcionará normalmente no período. Além de museu com 165 veículos antigos, o Complexo Dream Car conta com shopping que mantém 23 lojas e restaurantes, parque de diversões temático e kartódromo, onde ocorrem apresentações gratuitas de drift todos os finais de semana.

Viaturas antigas em versões originais e réplicas

Algumas viaturas se enquadram na categoria tributo, pois são réplicas fiéis de modelos utilizados entre as décadas de 1960 e 1990 por forças policiais, como por exemplo as duas “Baratinhas”, Fusca que marcaram época em São Paulo.

Outras, porém, foram utilizadas para valer no combate ao crime, como o Corcel 1977, o Gurgel X12 1988, o Opala 1990, o Envemo Camper 1993 e a scooter Bajaj Ava/Avajet Classic 1997, todos usados pela Polícia Militar de São Paulo. Já o Gol Patrulheiro 2001 serviu inicialmente à Brigada Militar e depois aos Bombeiros do Rio Grande do Sul.

Na lista há também um ilustre estrangeiro, o caminhão de bombeiros Pierce 1991 (na foto principal), que ajudou a combater incêndios e a salvar vidas nos Estados Unidos.

Parceria com o Clube das Viaturas

A exposição é uma parceria com Clube das Viaturas, que foi fundado em 2012 e tem sede na capital paulista. “Contamos com 25 associados e 40 veículos. Nosso objetivo é preservar e divulgar a história desses modelos junto às novas gerações”, explica o presidente, Dionne Andrade de Brito, sub-tenente aposentado da Polícia Militar de São Paulo.

Confira um breve histórico e informações técnicas de cada uma das viaturas expostas no Dream Car Museum. Informações adicionais podem ser obtidas pelo WhatsApp (11) 3090-9147 ou pelo site www.dreamcarmuseu.com.br.

Detalhes das viaturas antigas

1 – Réplica do Willys Jeep MB 1942 do Exército norte-americano

Após uma extensa customização, realizada há 6 anos, este Willys Jeep CJ3 1965 agora está caracterizado como modelo Willys MB 1942 do Exército norte-americano durante a II Guerra Mundial. O motor também foi modernizado: o veículo recebeu um 2.5 litros de 4 cilindros a gasolina do Chevrolet Opala (80 cv de potência e 18 kgfm de torque), acoplado ao câmbio manual de três marchas. A tração, como não poderia deixar de ser, é 4×4. Entre os acessórios de época estão caixa de munição blindada, lampião, cantil, guincho, rede de camuflagem pá, machado e tanque reserva (galão).

2 – Réplica do VW Fusca 1965 da Polícia Militar de SP

O Volkswagen Fusca 1965 era equipado com motor 1.200 de 36 cv e 8 kgfm de torque, porém este tributo recebeu, em 2020, um propulsor 1.600, também de 4 cilindros e refrigerado a ar, mas que rende 65 cv e 12 kgfm de torque, acoplado ao câmbio de 4 marchas. Apelidado de “Baratinha”, o modelo foi utilizado pela Força Pública, que em 8 de abril de 1970, através Decreto Lei nº 217, constituiu a Polícia Militar do Estado de São Paulo. A “Baratinha” laranja e preta marcou época de 1963 até 1979. Este exemplar é uma réplica: após ser restaurado, recebeu pintura laranja e preta, bem como diversos acessórios, como por exemplo a sirene Rontam 12 volts e o radiocomunicador Motorola “Patrulheiro II”. Um dos equipamentos que mais chamam a atenção é um farol instalado do lado externo na porta do motorista, permitindo ao policial direcioná-lo para facilitar buscas realizadas à noite. A própria Polícia Militar de São Paulo mantém no seu acervo uma réplica da viatura.

3 – Réplica do VW Fusca 1968 da Polícia Militar de SP

Réplica da radiopatrulha da Polícia Militar de São Paulo que atuou nos anos 1960 e 70, o Fusca 1968 é equipado com motor 1.300 de 4 cilindros refrigerado a ar, desenvolvendo 46 cv de potência e 9 kgfm de torque, acoplado ao câmbio manual de 4 marchas. Totalmente restaurado em 2011, recebeu equipamentos originais da época, como a clássica pintura em laranja e preto, adesivos com os logos da PM, rádio Motorola modelo “Patrulheiro 3” e sirene Rontan 12 volts.

 4 – Gurgel XTR 1973 do Exército Brasileiro

O Gurgel XTR ano 1973 é movido pelo motor Volkswagen bxer 1.600 de 4 cilindros refrigerado a ar (65 cv de potência e 12 kgfm de torque) e câmbio manual de 4 marchas. Foram produzidas menos de 50 unidades, apenas no ano de 1973, a partir de encomenda da Aeronáutica, que queria o modelo XT, usado pelo Exército, mas sem a pá e sem enxada nas laterais, porém com portas maiores. Após a entrega, as unidades remanescentes foram vendidas ao uso civil. Esse exemplar do XTR é uma dessas unidades originais remanescentes de uso civil e que foi posteriormente “militarizada”, integrando atualmente o Grupo de Viaturas Antigas de Santos (GVA). O veículo conta com uma carreta-baú e participa de exposição em eventos em quartéis e desfiles de 7 de setembro.

5 – Ford Corcel 1977 da Polícia Militar de SP

O Ford Corcel ano 1977 é equipado com motor 1.4 de 4 cilindros que desenvolve 75 cv de potência e 11,6 kgfm de torque. O câmbio manual tem 4 velocidades. Este exemplar de radiopatrulha foi utilizado na Zona Norte da Capital Paulista pela Rondas Ostensivas Especiais (ROE), que mais tarde originaria a Rota. Além dos logos e pintura característica da ROE, nas cores preto e laranja, o carro traz giroflex, sirene e rádio “Patrulheiro”, todos acessórios da época.

6 – Réplica da VW Brasília 1980 da Policia Militar Rodoviária de SP

O Volkswagen Brasília 1980 é equipado com motor boxer 1.600 de 4 cilindros que desenvolve 65 cv de potência e 11,7 kgfm de torque. Já o câmbio manual tem 4 velocidades. Esse exemplar é uma réplica da viatura que foi utilizada ao longo da década de 1980 pela Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo, principalmente no Sistema Dersa Anhanguera/Bandeirantes (SAB). Além dos brasões e pintura característicos (preto e amarelo), o carro traz, entre os acessórios da época, giroflex, sirene e rádio “Patrulheiro”.

7 – Gurgel X12 1988 da Polícia Militar de SP

O Gurgel X12 1988 conta com motor Volkswagen 1.600 de 4 cilindros refrigerado a ar (65 cv de potência e 12 kgfm de torque) e câmbio manual de 4 marchas. Foi usado pela Polícia Militar até 1992 na cidade de Registro, São Paulo. Totalmente restaurado pelo atual proprietário, é o único Gurgel X12 viatura remanescente no Brasil.

8 – Chevrolet Opala 1990 da Polícia Militar de SP

Equipado com motor 2.5 litros de 4 cilindros a álcool (82 cv de potência e 17,1 kgfm de torque) e câmbio manual de 5 marchas, o Chevrolet Opala 1990 foi utilizado até 2001 pelo 9º Batalhão da Polícia Militar de Marília. Este exemplar estava em uma oficina da cidade paulista de Santa Branca quando foi descoberto e adquirido em 2021. Três anos de restauração devolveram ao veículo o visual original do período em que fazia as patrulhas. Versão conta com radiocomunicador de época, giroflex, sirene, caixas de bombas lacrimogêneo e de primeiros socorros, bem como grade de aço no banco traseiro e portas traseiras reforçadas com chapas nas laterais.

9 – Caminhão de bombeiros norte-americano Pierce 1991

Fabricado pela empresa norte-americana Pierce, com sede na cidade de Appleton, Estado de Winsconsin, o caminhão Dash Custom Pumper 1991 (na foto principal) é equipado com motor Detroit turbodiesel 9.0 litros de 6 cilindros que rende 355 cv e 136 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático de 5 marchas. É um veículo de uso especial para resgates e combates a incêndio que atuou na pequena cidade de South Fayette, no Estado da Pennsylvania, tendo sido importado em setembro de 2024 por um colecionador paulista. Com carroceria em alumínio e 4 portas, comporta 6 pessoas, contando com gerador de energia, bomba d’água, tanque d’água, mangueiras e escada.

10 – Envemo Camper 1993 da Polícia Militar de SP

Apesar do jeitão de Jeep Cherokee Sport, no qual foi fortemente inspirado, o Camper era fabricado pela empresa paulista Envemo (Engenharia de Veículos e Motores) sobre o chassi do jipe militar Engesa. É equipado com motor Chevrolet OHC carburado 2.0 litros a álcool de 4 cilindros do Monza, rendendo 110 cv de potência e 17,3 kgfm de torque. O câmbio é manual de 5 velocidades. Totalmente restaurado, esse exemplar atuou de 1993 até 2001 na 4° Cia. do 6° Batalhão do Interior da Polícia Militar de São Paulo. Entre os acessórios originais estão módulo, sirene, giroflex, radiocomunicador Motorola GM300, barra de trânsito laranja e sinalizador vermelho na grade.

11 – Scooter Bajaj Ava/Avajet Classic 1997 da Polícia Militar de São Paulo

A Bajaj inaugurou sua fábrica brasileira em junho de 2024, mas os modelos dessa marca indiana circulam no País há muito mais tempo. Exemplo disso é essa scooter Ava/Avajet Classic ano 1997, equipada com motor de 150 cilindradas de dois-tempos, que desenvolve 8 cv de potência e 1,12 kgfm de torque. Já o câmbio é manual de 4 velocidades, acionado no punho esquerdo. Este exemplar foi utilizado para o serviço de Estafeta (entrega de documentos entre os batalhões). Com pintura nas cores branca e cinza, é caracterizada com logos da Polícia Militar.

12 – VW Gol Patrulheiro 2001 dos Bombeiros do RS

Equipado com motor AP 1.8 de 4 cilindros (99 cv de potência e 15,5 kgfm de torque) e câmbio manual de 5 marchas, este Volkswagen Gol Patrulheiro 2001 foi inicialmente utilizado pela Brigada Militar de Porto Alegre – RS. Posteriormente, recebeu nova pintura e passou a ser utilizado pelo Corpo de Bombeiros Militar na cidade de Palmeira das Missões, no Noroeste Gaúcho, onde permaneceu na ativa até 2022. Restaurado ao longo de um ano por um colecionador paulista, conta com todos os equipamentos originais, como capacetes, lanternas, mangueira e 5 cones.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Complexo Dream Car
Fotos: Marcella Moran

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.