O especialista Paul Gregson esteve em Caçapava – SP para contar essa história de glória, destruição e renascimento
Em 1973 a Ford realizou, em parceria com a Embratur e o extinto DNER, o Raid da Integração Nacional. Três modelos Ford zero km — um Corcel, uma Belina e um Maverick (que acabava de ser lançado) percorreram todos os estados brasileiros. A caravana partiu no dia 8 de outubro do extremo sul do Rio Grande do Sul, chegando a Brasília 24 dias depois, tendo percorrido incríveis 16.755 quilômetros.
Após o Raid, o Maverick foi doado ao Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas, com sede em Caçapava-SP. 47 anos depois, o carro desse feito histórico, havia virado sucata, devido à negligência, à falta de cuidados e ao vandalismo, por causa de uma disputa familiar que se arrastou por décadas.
A restauração do Maverick do Raid da Integração Nacional
Em janeiro de 2018, numa iniciativa conjunta do Maverick Clube do Brasil, Centro Automotivo Lombardi, Tio Giuli Garage e Prefeitura de Caçapava — que contou também com uma campanha de financiamento coletivo e o apoio de muitos entusiastas — teve início a restauração do Maverick, que foi levado para a Capital do Estado.
A festa do retorno à Caçapava, em 2020
O trabalho durou cerca de 3 anos. Todos os profissionais envolvidos no projeto trabalharam voluntariamente e muitas das peças necessárias foram doadas por entusiastas. O carro foi devolvido à cidade em outubro de 2020.
O especialista Paul Gregson esteve recentemente em Caçapava para mostrar como está hoje, em detalhes, o Maverick do Raid da Integração Nacional, para seu Canal no Youtube Universo Maverick.
De quebra, ele conta a história da ascensão e queda do extinto Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas e visita suas antigas instalações.
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