Esse “avião sem asas” atingiu a incrível marca de 966,5 km/h no famoso deserto de sal de Bonneville, em Utah
No dia 15 de novembro de 1965, o piloto californiano Craig Breedlove levou o Spirit of America Sonic I a bater o então recorde mundial de velocidade, ao atingir incríveis 600,6 milhas por hora — equivalente a 966,5 km/h. O feito aconteceu no Bonneville Salt Flats, em Utah.
Foi a primeira vez que alguém conseguiu quebrar a barreira das 600 mph e esse recorde se manteve até 1970.
O Spirit of America Sonic I é um verdadeiro “avião sem asas” com mais de 10 metros de comprimento, equipado com um motor turbojato GE J79 como o do caça supersônico McDonnell Douglas F-4 Phantom II, que produzia 15.000 libras de empuxo declaradas com pós-combustor.
A Goodyear, o principal patrocinador do feito, forneceu pneus especiais para as rodas de alumínio forjado, bem como freios a disco; um paraquedas de arrasto de estilo aeroespacial forneceu poder de parada adicional. Como nos caças, foi instalado um sistema de suprimento de ar a bordo para o piloto.
O Spirit of America Sonic I está a venda
Desde 1975, o Spirit of America Sonic I pertence ao Indianapolis Motor Speedway Museum e foi exibido poucas vezes em eventos. Agora está sendo oferecido em um leilão promovido pela RM Sotheby’s que acontece nos dias 27 e 28 de fevereiro, em Miami – Flórida. A estimativa é que o martelo seja batido por algo entre US$ 500 mil e US$ 1 milhão.
Fotos: RM Sotheby’s
Deixe seu comentário!