Lançado em 1945, o ZIS-110 não por acaso, era a “cara” do norte-americano Packard Super Eight 1940
Embora muitos engenheiros automotivos soviéticos tivessem receio de se afastar das preferências de Stálin, o principal designer de automóveis da Zavod Imeni Stalina, Andrei Ostrovtsov, incorporou elementos de outros modelos norte-americanos para criar o ZIS-110. Ele considerava o Packard Super Eight um carro antiquado, então se inspirou também em modelos da Buick e da Cadillac. Como já contamos aqui no Maxicar, era comum os soviéticos criarem modelos “inspirados” em automóveis ocidentais.
Mas, o fato é que a limusine de 6 metros lançada no final de 1945 acabou se tornando o carro favorito da elite do Partido Comunista Soviético.

Não é mera coincidência: Packard Super Eight 1940

Era equipado com um motor de 8 cilindros em linha de 6L, que produzia 140 cv, podendo atingir mais de 150 km/h. Foi produzido em versões Sedan (a grande maioria) e Cabriolet.
Com a morte de Stálin, em 1953, seu ZIS-110 Cabriolet passou a ser utilizado como carro de desfile de seu sucessor, Nikita Khruschov. Foi mais tarde dado de presente a Enver Hoxha, o 1º Secretário-geral do Partido do Trabalho da Albânia.
Presente para líderes comunistas
Desfiles militares na União Soviética e na Coreia do Norte e o carro que pertenceu a Ho Chi Minh
O ZIS-110 era frequentemente dado como presente a líderes comunistas estrangeiros, como o chinês Mao Tsé-Tung e o primeiro-ministro norte-coreano Kim Il-Sung.
Destaques dos classificados
Ho Chi Minh, o primeiro presidente do Vietnã do Norte, também recebeu um, que pode ser visto em exibição em sua antiga residência na capital vietnamita de Hanói.
ZIS-110 era também taxi e ambulância

A limusine como ambulância
O ZIS-110 não era usado apenas como veículo oficial do governo, mas também como ambulância, táxi e carro de aluguel, incluindo o trajeto entre Moscou e a distante Simferopol, na Crimeia.
A produção foi encerrada em 1958, com um total de 2.089 unidades fabricadas, somadas as duas versões. Alguns deles seguem preservados em boas condições ou foram restaurados.
Redação: Nikita Petrov
Fotos: Divulgação
Video: Canal Jaffarski no Youtube
Conteúdo gentilmente cedido pelo site Russia Beyond

Deixe seu comentário!