Curiosidades

ZIS-110, a limusine preferida da elite do Partido Comunista Soviético

ZIS-110

Lançado em 1945, o ZIS-110 não por acaso, era a “cara” do norte-americano Packard Super Eight 1940

Embora muitos engenheiros automotivos soviéticos tivessem receio de se afastar das preferências de Stálin, o principal designer de automóveis da Zavod Imeni Stalina, Andrei Ostrovtsov, incorporou elementos de outros modelos norte-americanos para criar o ZIS-110. Ele considerava o Packard Super Eight um carro antiquado, então se inspirou também em modelos da Buick e da Cadillac. Como já contamos aqui no Maxicar, era comum os soviéticos criarem modelos “inspirados” em automóveis ocidentais.

Mas, o fato é que a limusine de 6 metros lançada no final de 1945 acabou se tornando o carro favorito da elite do Partido Comunista Soviético.

Não é mera coincidência: Packard Super Eight 1940

Era equipado com um motor de 8 cilindros em linha de 6L, que produzia 140 cv, podendo atingir mais de 150 km/h. Foi produzido em versões Sedan (a grande maioria) e Cabriolet.

Com a morte de Stálin, em 1953, seu ZIS-110 Cabriolet passou a ser utilizado como carro de desfile de seu sucessor, Nikita Khruschov. Foi mais tarde dado de presente a Enver Hoxha, o 1º Secretário-geral do Partido do Trabalho da Albânia.

Presente para líderes comunistas

Desfiles militares na União Soviética e na Coreia do Norte e o carro que pertenceu a Ho Chi Minh

O ZIS-110 era frequentemente dado como presente a líderes comunistas estrangeiros, como o chinês Mao Tsé-Tung e o primeiro-ministro norte-coreano Kim Il-Sung.

    Ho Chi Minh, o primeiro presidente do Vietnã do Norte, também recebeu um, que pode ser visto em exibição em sua antiga residência na capital vietnamita de Hanói.

    ZIS-110 era também taxi e ambulância

    A limusine como ambulância

    O ZIS-110 não era usado ​​apenas como veículo oficial do governo, mas também como ambulância, ​​táxi e carro de aluguel, incluindo o trajeto entre Moscou e a distante Simferopol, na Crimeia.

    A produção foi encerrada em 1958, com um total de 2.089 unidades fabricadas, somadas as duas versões. Alguns deles seguem preservados em boas condições ou foram restaurados.

    Redação: Nikita Petrov
    Fotos: Divulgação

    Video: Canal Jaffarski no Youtube
    Conteúdo gentilmente cedido pelo site Russia Beyond

    Deixe seu comentário!

    CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.