Curiosidades

Chevrolet Corvette: confira três modificações radicais, incluindo até um Mach 5 de “Speed Racer”

Chevrolet Corvette

Projetos são baseados em carros mais modernos, que ganharam “downgrades” visuais, mantendo a mecânica e equipamentos atualizados

Ao longo dos anos já publicamos aqui no Maxicar várias matérias sobre carros que passaram por modificações radicais, com o objetivo de literalmente mudarem de identidade, tentando se passar por outro modelo. É o caso por exemplo do Chevrolet Camaro Z28 2001 que se fantasiou de Bel Air 1957, ou da station wagon Oldsmobile Dynamic 88 1959 que se travestiu de Cadillac. Mas se você der uma fuçada aqui no site, vai encontrar outros carros interessantes com esse perfil. É que para o proprietário que tem excesso de criatividade e dinheiro de sobra, nada é impossível.

Agora descobrimos de uma só vez três carros que encararam essas customizações radicais do tipo “downgrade”, se transformando em clássicos do passado — reais e da ficção. Coincidentemente, todos do mesmo modelo: o Chevrolet Corvette.

Chevrolet Corvette Z06 2006/1963

Nosso primeiro “impostor” é um Corvette Z06 2006, que foi transformado no icônico modelo 1963, famoso por suas vigias traseiras divididas, conhecidas como “Split”. Apesar de visualmente incrível, essa novidade não agradou os compradores, que reclamaram da falta de visibilidade. Já no ano seguinte, a janela da retaguarda voltou ao formato normal, o que torna o Corvette 1963 muito raro e valioso.

O projeto de transformação teve início em 2006 e durou cinco anos. 50% do carro original foi preservado, incluindo a plataforma, a mecânica, as portas e o parabrisa. O motor é o original V8 de 7.0 litros, que teve sua potência aumentada para 657 cv, graças a um supercharger Edelbrock E-Force. O interior permaneceu moderno.

Ele foi muito bem vendido recentemente nos EUA por US$ 170 mil. Um “Split” 1963 original custa atualmente em torno de US$ 200 mil e US$ 300 mil.

Chevrolets Corvette C6 2012-2013/1958-1962

Nosso segundo “downgrade” visual é não de apenas um, mas sim de cinco Corvettes praticamente iguais, pertencentes a uma mesma coleção. Foram baseados em plataformas do C6 2012 e 2013 e que foram transformados em versões “anabolizadas” do delicado Corvette da primeira geração — no caso três do modelo 1958 e dois do 1962 (que são muito similares).

A aparência mais agressiva se deve ao fato de que as carrocerias em fibra de carbono projetadas por computador, tiveram que se adaptar à plataforma moderna, que é mais larga que o chassi original projetado nos anos 1950. O parabrisa é bem mais inclinado.

    Todos mantiveram a mecânica original C6, com motores V8 variando entre o LS1 de 5.7 L, o LS3 de 6.2 L e o LS7 de 7.0 L. Os interiores são coloridos como os dos primeiros Corvettes, mas têm estilo moderno.

    Chevrolet Corvette 1980 Mach 5

    Nosso último projeto de transformação é o mais radical de todos! A turma que hoje tem mais de 55 anos e assistia ao desenho animado japonês Speed Racer na velha TV em preto e branco, nos anos 1960, certamente vai se lembrar do bólido de corrida Mach 5.

    A animação era um absoluto sucesso e em 2008 foi lançado o longa-metragem, o que tornou seus personagens — e o carro — também conhecido pelo pessoal mais jovem.

    O saudosista proprietário usou no projeto um Corvette 1980 equipado com motor padrão V8 350 de 5.7 litros. Em certa medida, o carro ficou bem fiel ao da animação, mas alguns detalhes destoam, como a traseira, que não possui os “rabos de peixe” e a frente, com quatro faróis retangulares, que não existiam no carro de Speed Racer. Mas, muitos detalhes estão presentes, como o interior vermelho, os números 5 nas portas e a grande letra M no capô. Um belo tributo a um carro da ficção que marcou a infância de toda uma geração.

    Fotos: Hemmings, Mecum Auctions e Divulgação

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