Conheça alguns Simca franceses nunca fabricados no Brasil

Ao contrário do Brasil, na França o leque de modelos foi bem variado ao longo de décadas

A marca francesa Simca chegou ao Brasil em maio de 1958. Aqui, se limitou praticamente a um único modelo, o Chambord, fabricado até 1966.

♦ NO BRASIL ♦

E a partir do Chambord, foram desenvolvidas diversas variantes: Présidence – a versão de luxo Jangada – a station wagon Rallye – a versão esportiva Alvorada e Profissional – as versões ultra-populares

Uma grande mudança aconteceu ainda em 1966 com a chegada dos novos Esplanada e Regente — mas que na verdade eram versões remodeladas do próprio Chambord, mantendo boa parte da carroceria, a mecânica, a suspensão…

Mas, em 1967 a Simca do Brasil passou a ser controlada pela norte-americana Chrysler. Por isso, os modelos Simca tiveram a produção encerrada em 1969, dando lugar ao Dodge Dart.

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Ao contrário de sua subsidiária brasileira, na Matriz francesa da Simca o leque de modelos disponíveis foi bastante expressivo e em constante evolução, ao longo de várias décadas. Vamos conhecer alguns deles?

♦ NA FRANÇA ♦

Simca Aronde – Produzido entre 1951 e 1964, Disponível nas versões sedan de 2 e 4 portas, SW, conversível e van de entregas.

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Simca 1000 – Um projeto da Fiat, que depois foi abortado e cedido à Simca. Foi fabricado de 1961 a 1968, com nada menos que 2 milhões de unidades. Seu motor traseiro refrigerado a água tinha 800 cc ou 1.200 cc. Teve as versões esportivas Abarth e Rallye.

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Simca 1000 Coupê – A versão esportiva do 1000 foi lançada em 1962 e tinha motor traseiro refrigerado a água de 944 cc. Em 1968, foi remodelado, ficou mais potente (1.200 cc) e ganhou uma grade, já que o radiador foi parar na dianteira, sendo rebatizado de 1200S.

Simca 1300 e 1500 – Fabricados entre 1963 e 1975, eram duas versões do mesmo carro, com pequenas diferenças no design, nos equipamentos e na mecânica de 1.3 e 1.5 litros, respectivamente. Estavam disponíveis nas versões sedan e station wagon.

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Simca Cargo e Caboteur – Na França, a Simca também fabricou caminhões. Os modelos Cargo e o Caboteur. O primeiro tinha cabine avançada e capacidade de carga de 3 toneladas; e o segundo de 5 e 6,7 toneladas.

Simca 1100 – Modelo intermediário entre o 1000 e o 1300, o 1100 foi lançado em 1967 e inovou por seu motor dianteiro transversal e tração dianteira. Estava disponível em versões hatchback de três e cinco portas, sw e furgão de três portas.

Simca 1307 – Lançado em 1975 e com carroceria hatchback, esse foi o último automóvel exclusivamente com a marca Simca. Foi também vendido com diversos nomes dependendo do mercado. Entre 1979 e 1986 foi produzido pela PSA Peugeot Citroën e passou a se chamar Talbot 1510.

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Matra-Simca Rancho – Lançado em 1977, o crossover Rancho foi uma parceria entre a Simca e a Matra — que fornecia a carroceria em poliéster e fibra de vidro. Apesar do visual, não dispunha de tração integral. Foi produzido até 1984, no entanto, passou a se chamar Talbot-Matra Rancho a partir de 1980.

Matra-Simca Bagheera – Esse esportivo lançado em 1977, tinha carroceria em poliéster e fibra de vidro da Matra, com componentes mecânicos do Simca 1100. Tinha espaço para três ocupantes, todos na frente, com um banco individual para o motorista.