Coberturas

Encontro Anual do Clube do Opala de Petrópolis – RJ

Encontro Anual do Clube do Opala

O Chevrolet Opala e seus convidados

Evento no Centro Histórico da “Cidade Imperial” foi aberto também a outras marcas e modelos

Mais uma vez a sede da histórica Cervejaria Bohemia foi o quartel-general do Encontro Anual do Clube do Opala de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. O evento aconteceu nos dias 15 e 16 de março e teve a participação não apenas do Chevrolet Opala, mas das mais variadas marcas e modelos, nacionais e importados.

Alguns  veículos antigos ficaram em exposição no pátio da cervejaria, mas como o espaço é limitado, a maioria estacionou ao longo da Av. Alfredo Pachá, onde está localizado o Palácio de Cristal, um famoso ponto turístico da “Cidade Imperial”.

O Clube do Opala de Petrópolis – COP, foi homenageado pela Federação Brasileira de Veículos Antigos – FBVA, da qual é associado. O presidente do clube, Erick Nascimento (segurando o troféu) e seus diretores receberam o Diretor Regional da FBVA, Wagner Batista Filho (de camisa branca).

As estrelas do Encontro Anual do Clube do Opala

Opalas Gran Luxo 1972 e 1974, Diplomata 1991 e o 1989 de Chico Bastos

Entre os carros-anfitriões, destacamos a Caravan SS 1979 (em nossa foto principal) que já foi premiada no famoso encontro de Opalas Opalapa , que acontece anualmente na cidade de Lapa – PR; o Comodoro sedan 1976 com câmbio automático; os Gran Luxo sedan 1972 e Coupê 1974; além do Diplomata 1991.

O antigomobilista Chico Bastos nos apresentou seu Diplomata 1989 recém adquirido, que tem como característica especial o raro interior em veludo vermelho, apelidado pelos “opaleiros” de “chateau”. Já falamos sobre isso aqui no Maxicar, mas especificamente do modelo 1978/79.

Registro de uma triste notícia

Na noite de domingo a Caravan se acidentou em Itaipava

    Na noite de domingo a Caravan marrom 1979 que participou do evento — pertencente ao membro do Rio Serra Clube, Márcio — sofreu um grave acidente no distrito de Itaipava, colidindo contra um poste. Não temos notícias sobre o estado de saúde de seus ocupantes.

     Os “convidados” da festa

    Lincoln Continental Mark V

    Entre os demais modelos, o grande destaque sem dúvida ficou com o Lincoln Continental Mark V 1960. O luxuoso norte-americano tem como principais características os quatro faróis inclinados e o vidro traseiro na posição contrária à usual. Outro detalhe que chamou a atenção foi seu tamanho. De tão grande, teve que estacionar no sentido do meio-fio, para permitir a passagem.

    Chevrolet Fleetmaster e a dupla de Fords Modelo A

    O carro que percorreu a maior distância também foi um importado: o Chevrolet Fleetmaster Sedan 1948, pertencente a Robson Elias, partiu de Congonhas – MG, distante 310 quilômetros de Petrópolis. Mas esse não foi o carro mais antigo do Encontro Anual do Clube do Opala e sim os dois Ford Modelo A, sendo uma Picape hot rod 1928 e um Roadster original 1929.

    Toyota Corolla

    Outro importado que chamou a atenção — esse bem mais moderno e de origem japonesa — foi o Corolla GLI 1998, que além de permanecer impecável, foi o primeiro exemplar vendido pela Concessionária Toyota da cidade, embora as importações para o Brasil tenham começado cinco anos antes.

    Nacionais de várias épocas

    Chevrolet Monza, Escort Hobby e Escort XR3

    Entre os “convidados” nacionais, nos impressionou a originalidade do raro Chevrolet Monza Hatch 1982 — o ano de seu lançamento — e do popular Ford Escort Hobby 1995 com excepcional conservação. Sem exagero, parecia ter saído recentemente da concessionária. Do Escort havia também dois exemplares do XR3, com um hardtop 1986 e um Cabriolet 1991.

    O Renault Gordini e o VW Fusca 1961 que encantou a linda menininha

    Para os saudosos dos brasileiros da década de 1960, um Willys/Renault Gordini 1963, que estava estacionado ao lado do lindo VW Fusca 1200 1961 “Verde Berilo” de Mauro Candu, que nos contou que tem outros dois exemplares em sua garagem, sendo um 1972 e um “Itamar” 1995. Seu 1961 tem uma interessante característica: o interior com acabamento também verde, um opcional da época.    

    Redação: Fernando Barenco
    Fotos: Fátima Barenco
    Video: Maxicar

    Deixe seu comentário!

    CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.