Primeiro carro brasileiro equipado com computador de bordo, modelo também foi produzido na Argentina e exportado com o nome de Duna
Icônico, moderno e revolucionário para a sua época. Estamos falando do Fiat Prêmio, que há 40 anos era lançado no mercado brasileiro. Primeiro sedã da marca, derivado da primeira geração do Uno, foi produzido no Brasil de 1985 a 1994 no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais, e se destacou no cenário nacional.
Com DNA pioneiro da Fiat, o Prêmio foi o primeiro carro brasileiro (junto com o Uno) a oferecer computador de bordo, apresentando médias de consumo, velocidade, autonomia e outras informações no espaço que seria do conta-giros. Com uma potência considerável entre os modelos disponíveis na época, o Prêmio entregava 74,1 cv e 12,3 Nm de torque, na sua versão 1.5 litros, a mesma usada no Uno SX. Outro ponto forte do carro era o porta-malas: espaçoso, com capacidade de 530 litros.
As diversas configurações do Fiat Prêmio
O modelo chegou ao mercado com duas portas e em duas versões: a S, opção de entrada, e a CS, opção mais completa. Em 1987, dois anos após o lançamento, o Fiat Prêmio passou por mudanças e ganhou quatro portas na versão CLS, além de itens adicionais de conforto como ar-condicionado, vidros e travas elétricas. Em 1989, recebeu um upgrade com novo painel e motor Sevel de 1,6 litro, que antes era de 1,3 litro na versão S e 1,5 litro na CS. Já em 1991, atualizou o design frontal e, em 1992, começou a ser equipado com injeção eletrônica na versão com motor 1,5 litro.
Mais tarde, o Fiat Prêmio passou a ser fabricado na Argentina e, com o nome Duna, começou a ser exportado para outros países da América Latina, e para a Itália, onde chegou a se destacar entre os veículos mais vendidos. Em 1986, o Fiat Prêmio foi reconhecido como “Carro do Ano” pela revista Autoesporte, demonstrando o quanto foi querido no mercado nacional.
Redação e fotos: Stellantis Communications
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