Coberturas

Os gigantes das estradas no 3º Encontro de FNM e Caminhões Antigos, em Ourinhos – SP

Além dos Fê-Nê-Mês, evento teve também modelos clássicos e modernos de outras marcas como Mercedes-Benz, Peterbilt, Volvo, Ford, GMC e Scania

Houve um tempo, nos primórdios da nossa indústria automobilística, que os caminhões da FNM dominavam as estradas brasileiras, com seu inesquecível ronco emitido pelos motores de origem Alfa Romeo e sua “cara” de poucos amigos.

Eles eram produzidos por uma estatal, a Fábrica Nacional de Motores, cuja sede ficava em Xerém, aos pés da serra de Petrópolis – RJ. A produção começou no início dos anos 1950 e como não havia capacidade para a produção de um número suficiente de cabines para o de chassis, essa tarefa era terceirizada a outras empresas. Então, além da Standard, de fabricação própria, havia caminhões FNM com cabines da Brasinca, Gabardo, Inca, Metro, entre outras. Só quem é fã desse veteranos caminhões sabe diferenciá-los.

E para homenagear esses verdadeiros dinossauros brasileiros, foi realizado no último final de semana — de 13 a 15 de março — o 3º Encontro de FNM e Caminhões Antigos, em Ourinhos –  SP. O evento aconteceu na Arena Golden, no Distrito Industrial, com renda destinada à Santa Casa local.

Além dos FNM, caminhões de outras marcas

Mas esse encontro de pesos-pesados foi democrático. Para abrilhantar ainda mais a festa, foi aberto também a caminhões de outras marcas, como GMC, Ford, Mercedes-Benz, International, Peterbilt, Kenworth, Scania, Dodge e Volvo. A maioria de modelos antigos, mas havia os modernos também. Além disso, alguns ônibus foram muito bem-vindos.

FNM, os anfitriões

D-11000 Brasinca, D-11000 V-17 e dois 180, com as marcas FNM e Fiat

Entre os muitos modelos da Fê-Nê-Mê presentes ao evento podemos destacar, por exemplo a dupla de D-11000 1958 e 1959 com cabine Brasinca (também em nossa foto principal); um raro D-11000 V-17 1969, versão com segundo eixo direcional, sendo o primeiro caminhão nacional com essa configuração; além de diversas unidades do modelo 180 (o sucessor do D-11000), ainda com a logo FNM e já com a logo Fiat.

Os “convidados”

Ford 85, GMC ADCW-950, Mercedes-Benz LP 312 e 1111

    Entre os modelos de outras marcas, os mais antigos foram os norte-americanos Ford 85 ½ ton 1938 e o cavalo mecânico GMC ADCW-950 1949. Da Mercedes-Benz, além dos modelos dos anos 1950 LP 312, o “bicudinho” e o “cara chata” LP 331 da década seguinte, havia muitos exemplares dos 1111, 1113, 1313, 1316, modelos que dominavam o mercado de caminhões no Brasil nos anos 1970 e 80. Não esquecendo de mencionar um raro e cheio de estilo ônibus 1966 da extinta encarroçadora gaúcha Eliziário, com chassi MB.

    Peterbilts e Scania LK 140, 113H e ” Jacaré”

    Para os fãs daqueles imensos cavalos mecânicos norte-americanos que costumamos admirar nos filmes, modelos cheios de cromados da Peterbilt e Kenworth.

    Uma das marcas com maior presença foi a Scania, com modelos mais “moderninhos” dos anos 1970, 80 e 90 como os quadradões LK 140 e 113H, sem naturalmente faltar vários exemplares, do “Jacaré” e sua característica pintura laranja, o modelo pioneiro da marca sueca que chegou ao Brasil em 1957.

    Redação: Fernando Barenco
    Fotos e vídeo: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual

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