Incomparável utilitário também produzido no Brasil, foi lançado na Alemanha no dia 8 de março de 1950
Em 8 de março de 1950 o primeiro Transporter – ou Volkswagen Kombi T1 – saiu da linha de produção em Wolfsburg. Desde então, mais de 12,5 milhões de unidades foram produzidas. Isso o torna o veículo comercial europeu de maior sucesso de todos os tempos.
No início dos anos 1950 a Europa estava se reinventando, incluindo a recém fundada República Federal da Alemanha. O americano Bing Crosby era o astro musical da época, Elvis Presley ainda era um adolescente e Paul McCartney era um estudante. Enquanto o rock estava prestes a ser inventado, a Volkswagen já estava produzindo pelo quinto ano um pequeno carro que estava fazendo sucesso em todo o mundo: o Fusca.

Linha de produção na década de 1950
Então, a Volkswagen iniciou a produção em série de um segundo veículo: o Transporter, que internamente era chamado simplesmente de Type 2. Um veículo ansiosamente aguardado, já que as empresas da República Federal da Alemanha precisavam urgentemente de uma van acessível para o transporte de mercadorias.
Nascia a Kombi T1
A primeira versão do VW Transporter (ou Kombi T1) era um furgão sem janelas no compartimento de carga, que tinha uma considerável capacidade de 4,5 metros cúbicos. O para-brisa dividido em duas peças resultou em seu apelido de “Splittie” na Grã-Bretanha. Com o motor plano de quatro cilindros de 18 kW (25 PS) do Fusca, o T1 atingia uma velocidade máxima de 80 km/h; mais tarde, a potência aumentaria para 32 kW (44 PS) com uma velocidade máxima de 105 km/h.
Outras variantes de carroceria surgiram rapidamente: uma versão de passageiros, com janelas traseiras já estava disponível em abril de 1950, seguida pela picape.

A luxuosa versão apelidada de “Samba”, que nunca foi produzida no Brasil
Destaques dos classificados
Um modelo especial, que hoje é considerado o mais lendário de todos os veículos clássicos da VW Kombi T1 fez sua estreia em junho de 1951: a “Small Bus Special Version” — apelidada de “Samba” pelos fãs. Tinha espaço para nove pessoas e vinha com até 23 janelas, pintura em dois tons e acabamento luxuoso, incluindo o teto solar panorâmico dobrável. Já falamos sobre essa versão aqui no Maxicar. Confira!
Em 1956, a Volkswagen transferiu a produção para a nova fábrica de Hanover. Em 2 de outubro de 1962, a milionésima Kombi T1 já havia saído das linhas de montagem. Em julho de 1967, após mais de 1,8 milhão de unidades fabricadas, a T1 foi substituída pela T2.
No entanto, a Volkswagen continuou fabricando a Kombi T1 no Brasil até 1975. Hoje, essa primeira geração em particular é muito popular entre os colecionadores; e dependendo da versão, pode valer até seis dígitos em dólares no mercado internacional.

As sucessoras da Kombi T1 na Alemanha
Com informações e fotos de Volkswagen Commercial Vehicles

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