Menos clássicos e menos público na edição de Páscoa
Mas conseguimos pinçar vários veículos interessantes, como um furgão Ford F100 nacional e dois jipões off-road
Como era de se esperar, o 69º Encontro Mensal de Veículos Antigos Mooca Plaza Shopping teve uma quantidade mais reduzida de carros antigos em exposição e menor participação do público também. Pudera! Afinal, 20 de abril foi Domingo de Páscoa.
Mas, quem se dispôs a aparecer no estacionamento do shopping do tradicional bairro paulistano, não perdeu a viagem. Pelo contrário! Além de rever os amigos antigomobilistas e bater aquele papo, teve a oportunidade de ver máquinas para lá de interessantes. Confira!
- Buick Eight Special Riviera 1952 – Para começar, em primeiro plano de nossa foto principal, esse coupê sem coluna central que era um dos mais desejáveis modelos norte-americanos dos “anos dourados”. Carro de bacana! Uma série intermediária da Buick que em 1952 tinha o Roadmaster como o top de linha e que era identificado pelas quatro falsas entradas de ar nos paralamas, enquanto o Special e o Super possuíam apenas três.
Alfa Romeos 145 e o quase centenário Ford Modelo T
- Alfa Romeo 145 – Que simpatia essa dupla de compactos italianos dos anos 1990, ambos equipados com motor 2.0 Twin Spark de 16 válvulas. O 145 dividia a mesma plataforma com outros modelos da própria Alfa Romeo, da Lancia e da Fiat, como nossos velhos conhecidos Fiat Tipo e Fiat Coupê.
- Ford Modelo T – Esse respeitável ancião fabricado em 1926, é da versão Coupê, apesar de sua carroceria ao melhor estilo “cabine telefônica”. Lembra também o carro da Vovó Donalda, dos antigos quadrinhos da Disney.
Ford F100 Furgão e a dupla de off-roads raiz
- Ford F100 Panel Van 1961 – Esse raríssimo furgão de entregas esteve guardado durante alguns anos, até que passou por um completo “banho de loja” há cerca de um ano. Nesse vídeo você acompanha sua volta à atividade. Trata-se de uma picape brasileira, transformada por uma extinta empresa de carrocerias especiais que tinha o sugestivo nome de “Ferrari” e que projetou diversos veículos a partir da picape Ford.
- Jipões – Para encerrar, dois jipões para ninguém botar defeito. O primeiro é um CBT Javali, um modelo do tipo “ame ou odeie”. Seus fãs elogiavam suas qualidades off-road e sua rusticidade. Já seus detratores, reclamavam justamente do excesso de rusticidade. Diziam que era quase o mesmo que dirigir um trator, pela dureza da suspensão e do câmbio! Era produzido por uma empresa especializada em tratores. Então, está explicado! O segundo é um protótipo que não por acaso foi batizado por seu criador e proprietário de “Único”. Com linhas bem mais modernas, usa motor V6 da picape Chevrolet Blazer, o câmbio da extinta Troller e o diferencial do SUV Jeep Cherokee. Um projeto muito bem executado.
Redação: Fernando Barenco
Fotos e video: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual

Deixe seu comentário!