A Station Wagon 1974 encomendada pelo SEO da Fiat não fazia parte da luxuosa Linha 130, que estava disponível apenas nas versões Sedan e Coupê
Lançado em 1969, o Fiat 130 foi um carro de luxo que nasceu para rivalizar com modelos da BMW, Jaguar, Mercedes-Benz, entre outras tradicionais marcas europeias do segmento. Equipado com potente motor V6 de 3.200 cc e câmbio automático, ele estava disponível nas versões Sedan (Berlina) e Coupê.
Fiat 130 Familiare foi uma encomenda do “L’Avvocato”
O Fiat 130 nunca foi um grande sucesso de vendas. Seu valor era bastante elevado e a clientela tradicional da marca — habituada com carros populares — não entrava em uma concessionária em busca de um modelo de luxo.
Por isso, a Fiat nunca cogitou a possibilidade de ampliar a Linha 130, lançando, por exemplo a versão Station Wagon. Porém, seu famoso SEO, Gianni Agnelli, pensava de outro modo e em 1974 resolveu fazer uma encomenda especial ao Fiat Centro Stile: três unidades da versão SW, batizada de Fiat 130 Familiare.

Agnelli em seu Fiat 130 Familiare
Um era para uso próprio. O segundo foi dado a seu irmão Umberto e o terceiro presenteado ao amigo Guido Nicola. A fabricação da carroceria ficou a cargo da Officine Introzzi, uma velha parceira da Fiat na produção de modelos especiais.
As três unidades eram equipadas com o motor padrão V6 e possuíam suspensão independente nas quatro rodas, o que dava a elas um rodar muito macio. Todos tinham detalhes únicos, sendo o de Gianni Agnelli o mais bem acabado, com apliques laterais em madeira, como nas SWs norte-americanas da época. Outro diferencial foi o bagageiro de teto com cesto de vime. Por fim, foi instalada uma luz de freio traseira extra, com a finalidade de alertar a equipe de segurança de Gianni sobre seus movimentos enquanto o seguiam.
Exclusividade e histórico têm preço
O carro permanecia guardado na casa de Agnelli em St. Moritz, na Suíça, e era usado por ele durante os meses de inverno, com o bagageiro transportando esquis e outros equipamentos para neve. Ao longo dos 11 anos em que manteve seu Fiat 130 Familiare, Agnelli foi fotografado com ele em diversas oportunidades.
Não se tem notícias do exemplar dado de presente a Guido Nicola. O de seu irmão Humberto hoje pertence ao acervo da Stellantis Heritage Hub, um departamento especializado nas marcas italianas do grupo, que possui um centro de documentação e um museu.
Nos últimos anos, o carro de Agnelli — que foi extremamente bem preservado — tem participado de concursos de elegância europeus, como o Villa d’Este e o The Ice.
Agora, ele está sendo oferecido em um leilão da RM Sotheby’s, cujo martelo será batido no próximo dia 24 de abril. A expectativa é que o carro seja vendido por um valor entre €170,000 – €300,000.

Lancia Thema, Fiat Panda e Fiat 130, todos pertenceram ao CEO da FIat
No mesmo leilão estão sendo ofertados outros dois carros que também pertenceram ao chefão da Fiat: o Lancia Thema Familiare 1985 com carroceria Zagato e que teve apenas dois protótipos e o Fiat Panda 4X4 1986.
Destaques dos classificados
Quem foi Gianni Agnelli

Gianni Agnelli nasceu em Turim em 1921 e foi um dos mais influentes empresários e líderes industriais da Itália no século XX. Conhecido como “L’Avvocato” (O Advogado), ele herdou em 1966 o controle da Fiat — fundada em 1899 por seu avô Giovanni, transformando-a em uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo.
Durante sua gestão, a Fiat adquiriu marcas icônicas como Ferrari, Maserati e Alfa Romeo. Agnelli também foi uma figura influente na reconstrução da Itália após a Segunda Guerra Mundial. Carismático e elegante, era uma figura icônica, tanto nos negócios quanto na alta sociedade. Além de seu papel na Fiat, foi presidente da Juventus FC e atuou em conselhos de grandes empresas. Sua influência política e econômica na Itália foi enorme, sendo frequentemente consultado por governantes.
Agnelli morreu em 2003, deixando um legado de empreendedorismo e estilo. Sua vida refletiu o poder e o glamour da indústria italiana no pós-guerra, consolidando-o como um símbolo do renascimento econômico do país.
Fotos: RM Sotheby’s

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