Cursos de treinamento de mecânicos do interior começou no início do século passado, quase junto com a chegada da Ford ao Brasil
A Ford acaba de anunciar seu novo Serviço Móvel de manutenção de veículos comerciais leves de frotas. Trata-se de um furgão Ford Transit equipado como oficina mecânica, que vai até à empresa-cliente para realizar a manutenção dos seus veículos da marca.
De acordo com um press-release distribuído pela Ford, “A marca é a primeira no Brasil a oferecer esse serviço inovador no segmento, onde a agilidade é essencial para a produtividade do negócio”.
Há mais de 100 anos…

Mas, para a Ford esse tipo de serviço móvel não é tão inédito assim no Brasil. Há mais de 100 anos, a empresa norte-americana então recém instalada aqui, deu início à “Escola Mecânica Ford”, cujo objetivo era bem parecido com o esse recém implantado. Só que ao invés de fazer a manutenção, ela era responsável por treinar os mecânicos.
Como funcionava a Escola Mecânica Ford
Nas primeiras décadas do século passado havia poucos automóveis em nosso país e começavam a surgir as primeiras concessionárias, não apenas da Ford, mas também de outras marcas. Por isso, a carência de mecânicos era enorme, principalmente no interior.
Então, a Ford teve a ideia de treinar em sua própria fábrica — onde na época ainda eram apenas montados os automóveis que vinham da matriz dos Estados Unidos — os chamados Inspetores de Serviço, que eram mecânicos especializados na marca, e que percorriam as concessionárias Brasil a fora. Esses profissionais, além de dar aulas aos mecânicos locais, eram responsáveis por montar o setor de peças de reposição e a oficina de manutenção, com ferramentas e equipamentos vindos dos EUA.

Sempre que havia um lançamento da linha Ford, novos cursos eram ministrados, para deixar os mecânicos das concessionárias sempre bem atualizados e capazes de oferecer a melhor assistência técnica à clientela.
A Escola Mecânica Ford funcionou durante décadas. E as escolas móveis eram montadas em furgões Ford de acordo com a época: Modelo A, V8 Panel Delivery, F1, F100, F350…
Destaques dos classificados
NR.: essa matéria é baseada em outra, que publicamos em 2011, de autoria de Paulo Roberto Renner. CONFIRA NESTE LINK.
Deixe seu comentário!