Carros Estranhos

Esses são alguns dos mais exóticos Ferrari da história

Ferrari

A lista de 29 carros com carrocerias bem fora do comum foi publicada pela revista britânica Classic & Sports Car

Exóticos, estravagantes… alguns até estranhos, esdrúxulos, esquisitos, estapafúrdios… O site da tradicional revista britânica Classic & Sports Car, acaba de publicar uma lista com modelos Ferrari, que ela chamou de “excêntricos”. Mas que também podem se enquadrar perfeitamente nos adjetivos que listamos acima.

São carros de baixíssima produção — alguns deles únicos — produzidos pela própria Ferrari, por designers independentes, ou por encomendas exclusivas de clientes muito especiais e naturalmente bem endinheirados.

Outros foram totalmente remodelados a partir de carros acidentados e há ainda os transformados ao gosto particular de seus próprios proprietários, algo que a Ferrari via de regra já desaprovava na época, a exemplo do que acontece atualmente, em que proprietários que modificam seus Ferraris passam a ser banidos da lista de clientes da marca italiana de superesportivos.

Alguns estravagantes Ferrari da lista

10 Superamerica Ghia, 330GT 2+2 Shooting Brake, 365GTB/4 Daytona Shooting Brake e 330 Conversível

Na reportagem da Classics e Sports Car — que traz os 29 modelos produzidos entre 1949 e 1998 em ordem cronológica, com um breve histórico de cada um deles — há um pouco de tudo. Por exemplo: A 410 Superamerica Ghia 1956 tem traseira “rabo-de-peixe” que antecipa os exageros dos carrões norte-americanos do final daquela década. A 330GT 2+2 Shooting Brake 1965 é uma station wagon de exemplar único criada pela Vignale a partir de uma coupê.

Outra SW é a 365GTB/4 Daytona Shooting Brake 1972, modificada na Inglaterra e, segundo consta, o projeto custou bem mais do que o próprio modelo que a originou. Já a 330 Conversível 1974 foi idealizada a partir de uma Ferrari 330 GTC que teve perda total e é uma criação de Zagato.

308 Rainbow, F90 e Mythos

Um dos modelos mais exóticos é a 308 Rainbow 1976, uma obra de linhas retas e angulares (que não por acaso lembram o Fiat X1/9) de Marcello Gandini para a Bertone a partir do chassi da Dino 308 GT4, que teve o entre-eixos ligeiramente reduzido. E o que dizer da F90 1988? Foram meia dúzia de unidades dessa obscura Ferrari projetada por Pininfarina a partir da Testarossa. A Encomenda foi do Sultão do Brunei. E esse mesmo sultão encomendou três unidades da Mythos 1989, que nasceu como um carro-conceito.

E uma Ferrari virou buggy…

Ferrari F40 LM Barchetta e 365GTC/4 Dune Buggy

E essa deixou o pessoal da Ferrari tão furioso, que exigiram que fossem removidas do carro todas as logomarcas. Trata-se de uma valiosíssima F40 LM, transformada em 1993 pelo piloto belga Jean Blaton em uma Barchetta de corrida.

Mas, o modelo que consideramos o campeão de exotismo de toda a lista é sem dúvida a 365GTC/4 Dune Buggy 1976. Sim, um revendedor Ferrari da Suíça teve a audácia de transformar em buggy uma 365GTC/4. O objetivo era vender para abastados clientes do Oriente Médio. Mas o negócio acabou não dando muito certo.

Confira os detalhes de cada uma dessas excentricidades e a lista completa na matéria da Classic & Sports Car. É naturalmente em inglês, mas nada que o tradutor do Google não resolva.

Redação: Fernando Barenco
Fotos: fontes diversas, publicadas na Classic e Sports Car

Deixe seu comentário!