Foram produzidos 46, restando hoje apenas dois. Equipados com dois Ford V8, eles transportavam peças do Bombardeiro B-24
Durante a II Guerra Mundial, as forças armadas norte-americanas precisavam transportar por longas distâncias os componentes dos bombardeiros B-24 Liberator. Esses gigantes aviões eram produzidos por diversas fábricas espalhadas pelos EUA, inclusive a da Ford, no Michigan. A partir dessa necessidade foi desenvolvido o caminhão bimotor Ford Thorco.

Caminhão bimotor era baseado no Ford Coe
Naquela época os motores V8 a gasolina disponíveis para o transporte pesado não tinham potência e torque suficientes para transpor grandes distâncias com a rapidez minimamente razoável. Surgiu então a ideia de dobrar a potência de cerca de 100hp do motor Ford “flathead”, criando um cavalo-mecânico com dois motores. No projeto foi utilizado o Ford Coe.

Instalados lado a lado, cada um dos motores está conectado a um dos rodados traseiros, com dois eixos cardã e dois diferenciais, sendo um posicionado à esquerda e outro à direita. No entanto, foram configurados para que pudessem ser operados individualmente ou em conjunto, de acordo com a necessidade, sendo controlados por um único acelerador, pedal de embreagem e alavanca de câmbio. Um admirável trabalho de engenharia.
Restam somente dois!
Foram fabricados apenas 46 Ford Thorco e de acordo com o vendedor norte-americano que anuncia este exemplar no Marketplace do Facebook, restam apenas dois exemplares. O segundo está em petição de miséria e está sendo anunciado em conjunto com esse. O valor pedido pela rara dupla é de US$1.250.000.
Fotos: Marketplace Facebook

Deixe seu comentário!