Repórter Maxicar

No ano de seu centenário no Brasil, algumas séries especiais Chevrolet

Séries Especiais Chevrolet

A marca acaba de anunciar o lançamento da picape S10 100 Anos, que segundo ela, é “coincidentemente” sua 100ª série especial

Na esteira das comemorações de seu centenário no Brasil, a Chevrolet acaba de anunciar o lançamento em breve da picape S10 100 anos, uma série especial ainda sem data para começar a ser comercializada.

De acordo com a Chevrolet, essa é “curiosamente” a 100ª série especial da marca em nosso país. E no final do press release que anuncia a novidade, há uma lista com as supostas 99 séries especiais anteriores.

A Chevrolet não divulgou quando a S10 100 Anos estará disponível nas concessionárias

No entanto, é possível notar que na relação há versões normais listadas, que não foram anunciadas na época de seus lançamentos como “especiais” ou “limitadas” e nem são reconhecidas como tal hoje em dia. É o caso dos Opalas Gama e Chateau, do Chevette Jeans, do Monza Clodovil (criado por uma concessionária GM), o Kadett Lite, o Omega Diamond, entre outros. Uma espécie de “licença poética” de marketing para justificar a soma de 99.


Confira as supostas 99 Séries Especiais Chevrolet


Mas, selecionamos da lista algumas séries especiais Chevrolet de fato, “puxando a sardinha” para aqueles modelos mais antigos. Afinal, essa é a nossa vibe.

Chevette País Tropical 1976

Séries Especiais Chevrolet

Foi a primeira série especial do Chevette e estima-se que tenham sido fabricados apenas 2.000. Mas ao invés de ser uma versão mais sofisticada, ele era bem despojado, visando o cliente mais jovem. O nome veio da famosa canção de Jorge Ben. Tinha faixas exclusivas, rodas de ferro contrastando com a cor da carroceria e sem calotas, retrovisor cônico e já vinha com toca-fitas instalado, algo raro na época. A cor padrão do interior era o marrom.

Chevette Ouro Preto 1982

Essa série limitada estava disponível somente nas cores dourada e preta, com detalhes em dourado (que por sinal, dividiram opiniões na época). O motor era 1.6 com carburador especial. A dianteira contava com um spoiler e as molduras dos faróis quadrados eram pretas, bem como os parachoques. Tinha volante esportivo e console com vários instrumentos extras.

Opala e Caravan Silverstar 1982/1983

Séries Especiais Chevrolet

Série baseada no Opala Especial, estava disponível nas cores Azul Estelar e Verde Aquários (como o carro da foto). Vinha com vidros verdes, interior monocromático cinza e tradicionais rodas de ferro modelo “repolho”, só que também pintadas na cor do carro, assim como os parachoques. O motor era 4 cilindros.

Monza 500 EF 1990

Séries Especiais Chevrolet

Essa versão especial foi baseada no top de linha do modelo, o Classic. Só que era ainda mais sofisticada. Seu nome foi uma homenagem a Emerson Fittipaldi (EF) e sua vitória nas 500 Milhas de Indianápolis (500) na Fórmula Indy. Foi o primeiro Chevrolet Brasileiro com injeção eletrônica de combustível.

Kadett Turim 1990

Séries Especiais Chevrolet

Seu nome é uma homenagem a uma das cidades-sede da Copa do Mundo daquele ano. O Kadett Turim tinha como característica a pintura prata, com uma faixa mais escura na parte lateral inferior, além das faixas laterais com as cores da bandeira italiana. Tinha aerofólio traseiro como o esportivo GS, rodas de liga leve, bancos Recaro em veludo. O motor era o 1.8. Existem unidades produzidas em 1991.

Opala Diplomata Collectors 1992

Séries Especiais Chevrolet

Uma série especial de apenas 100 carros, que marcou a despedida do Opala, após 24 anos em produção. Como o nome indica, a base era o luxuoso Diplomata S/E, top da linha GM na época. No entanto, estranhamente não apresentava nada especial; todos os acessórios eram os normais de série, exceto os bancos em couro (opcionais) e um discreto emblema no centro do volante. Já falamos sobre o Collectors em detalhes!

Chevy 500 Camping 1993

Essa valente picape derivada do Chevette permaneceu em produção depois que ele foi descontinuado. A Camping era estilosa e teve produção de apenas 1.650 unidades. Estava disponível apenas na cor Branco Nepal, com grafismos laterais e parachoques e rodas da cor do veículo. O motor era 1.6 e vinha com capota marítima e bancos com padronagem exclusiva.

D-20 Conquest 1993

Essa edição limitada foi criada para comemorar a então liderança da GM no segmento de picapes no Brasil. Equipada com motor movido a diesel, a Conquest teve tiragem de 2.500 unidades. Vinha com  vidros verdes degradê, rodas especiais, capota marítima e grafismos laterais alusivos. 

Corsa Piquet 1997

Com tiragem de apenas 120 unidades, todas “Amarelo Gris”, ele foi fabricado entre 1997 e 1998. Foi uma encomenda da finada marca alimentícia Arisco em homenagem a Nelson Piquet, que na ocasião era patrocinado pela empresa. Vinha com parachoques e outros detalhes da cor da carroceria e rodas de liga leve de 14 polegadas. O motor, no entanto, era o mesmo 1.0 do restante da linha. Nada animador para uma série especial em homenagem a um piloto.

Pick-up Corsa Champ 1998

Essa série especial Champ se estendeu também à picape S10 e ao próprio Corsa. Mais uma edição especial em homenagem à Copa do Mundo de futebol, dessa vez a da França. A picapinha vinha de série com ar-condicionado e direção hidráulica. As duas cores disponíveis eram metálicas: Azul Riviera e Verde West. O motor era 1.6 com 92 cv de potência.

Vectra Collection 2005

Série especial que marcou a despedida da 2ª geração desse Chevrolet de grande sucesso. Foram fabricadas apenas 1.000 unidades. Seu motor era o 2.0 de 8V. A pintura metálica na cor cinza Mayon era exclusiva dessa série especial. As rodas de 16 polegadas também eram exclusivas. Em 2011 houve outro Vectra Collection (3ª geração), com 2.000 unidades, agora marcando o fim do modelo.

Fotos: Divulgação, GM, Maxicar e Odair Ferraz

Deixe seu comentário!