Coberturas

Os poderosos V8 se encontraram no 4º MOPAR Uai, em Santa Luzia – MG

4º MOPAR Uai

Evento organizado pelo Chrysler Clube de Minas Gerais aconteceu no Autódromo Mega Space, no dia 19 de abril

Mais mineiro, impossível! No último dia 19 de abril o Autódromo Mega Space, de Santa Luzia, na Grande Belo Horizonte se tornou o templo dos potentes modelos dos áureos tempos da Chrysler. Estamos falando do 4º MOPAR Uai, um evento bienal organizado pelo Chrysler Clube de Minas Gerais e que reuniu carros clássicos e modernos das marcas Dodge, Plymouth, De Soto, Fargo, Jeep e RAM.

Além da exposição na reta dos boxes, os carros puderam desfilar pelo circuito de 2.600 metros. Houve ainda as provas de arrancada, com animadas disputas de modelos antigos e modernos.

Modelos nacionais e importados no 4º MOPAR Uai

Fargo FK, Dodge Dart Sedan, dupla de Chargers LS e Magnum

O participante mais antigo foi o Fargo 1946 da Série FK. Sim, estamos falando de um caminhão norte-americano. É MOPAR, está valendo! Mas, além dele havia também um brasileiro um pouco mais moderno, o Dodge D400 1977.

Por falar em Dodge, a maioria dos MOPARS participantes era de modelos fabricados no Brasil entre 1969 e 1982 e que hoje são disputados a tapa pelos entusiastas, entre eles Dart Sedan, Coupê e SE; Charger R/T e LS; Magnum e Le Baron.

Entre os clássicos produzidos na Matriz norte-americana, dois famosos muscle cars: Dodge Charger R/T 1968 e Plymouth Road Runner 1970.

Importados: Dodge Charger R/T, Plymouth Road Runner e Dodge Stealth

MOPAR “made in Japan”

Entre os modelos mais contemporâneos, picapes Dakota e Ram, Jeep Cherokee, Chrysler 300 C e um Dodge Stealth 1992. Esse modelo equipado com motor V6 tem uma história bastante curiosa. É fruto da parceria entre a Chrysler e a Mitsubishi. Era fabricado no Japão, onde se chamava Mitsubishi 3000GT. Para a prova das 500 Milhas de Indianápolis de 1991 a Chrysler indicou o Stealth  para ser o pace car. Mas o modelo foi recusado pela organização da prova, por não ser um carro produzido nos EUA.

Redação: Fernando Barenco
Fotos: Murilo P. Brolio
Video: Instagram do Chrysler Clube de Minas Gerais


Deixe seu comentário!