Para matar as saudades
Com poucos eventos acontecendo em todo o Brasil, foi uma boa oportunidade de curtir as relíquias que têm ficado entocadas em suas garagens
A Associação dos Proprietários de Veículos Antigos do Estado de São Paulo promoveu neste domingo, 21 de fevereiro de 2021, a 27ª edição de seu Encontro de Veículos, no Mooca Plaza Shopping, Capital Paulista.
Como em edições anteriores, a exposição foi marcada pela presença de muitos carros antigos de qualidade, tanto importados, quanto os fabricados aqui. Para os entusiastas, foi uma boa oportunidade de matar as saudades desses clássicos que pouco têm ganhado as ruas, pela carência de eventos.
Isetta 600 Limousine fabricado na Alemanha pela BMW
Grandes e pequenos
O pequeno BMW 600 Limousine 1958 foi um dos destaques estrangeiros. Versão alemã do nosso Romi Isetta — mas com uma porta lateral e 4 lugares — é mais um carro fabricado sob licença da italiana Iso, criadora desse gracioso automóvel. Aliás, batizar esse BMW 600 de Limousine, é um tremendo exagero!
Contrastando com ele, um enorme Cadillac Coupê 1960 (foto principal), com sua traseira que só não é mais extravagante que a do modelo fabricado no ano anterior.
Sempre muito admirados são os Chevrolets americanos dos anos 1950 e 60, chamando a atenção o Impala Conversível branco de 1963.
Chevrolet Impala Conversível 1963, Ford Mustang Hartop 1970 e Mercury 1951
Da Ford um Coupê Hot Rod 1946 e um Mustang 1970 com visual a ‘lá Eleanor’, além do ‘primo’ Mercury 1951, modelo muito parecido com aquele imortalizado no cinema, por Sylvester Stallone.
Mantendo a discrição, um pouco chamativo, mas já bastante raro esportivo italiano: o Fiat Tipo Sedicivalvole 2.0. Sim, esse ainda foi fabricado lá fora e quase não se percebe as nuances em relação ao Tipo ‘careta’. Visualmente, tem o interior exclusivo e mais bem equipado, saias laterais, frisos vermelhos, teto solar, escapamento esportivo. A grande diferença esta no motor: 2.0 16 válvulas (como diz nome) de 146cv. Anda muito!
Destaques dos classificados
Dupla esportiva da Fiat: o italiano Tipo Sedicivalvole e o brasileiro Uno Turbo
Havia ainda outro raro esportivo Fiat da mesma época, esse brasileiro mesmo: o quadradinho Uno Turbo 1994. Fabricado só entre 1994 e 1996, tem motor italiano 1.4 e turbina Garret T2 de 1 bar de pressão, conjunto que rende 116cv. Também um foguetinho!
Nacionais dos anos 1960 aos 90
Entre os Opalas, um lindo Comodoro 4.100 1976, versão que era a top de linha na época, depois rebaixada com o lançamento do Diplomata, em 1980.
Opala Comodoro 1976 e Aero Willys 1961
Muito bacana a trinca de Escorts XR3 Conversíveis, com exemplares de duas gerações, assim como a dupla de Aeros, da extinta Willys, sendo um ‘bolinha’ 1961 e o outro 1967, fabricado já com a chancela da Ford.
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz
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