Recordando a chegada de um italiano aqui
Além desse lindo quinteto de Fiats 147, destacamos clássicos americanos da Cadillac e Buick, além de esportivos como nosso Puma e o Chevrolet Tigra
No último dia 13 a Confraria dos Antigos e o Automóvel Clube do Grande ABC realizaram edição de fevereiro do Encontro de Carros Antigos & Especiais do Central Plaza Shopping, em São Paulo – Capital. Esse evento acontece sempre no 2º domingo de cada mês.
Como em edições anteriores, foi expressiva a quantidade de veículos antigos no estacionamento do shopping e a qualidade deles também não decepcionou os visitantes. Separamos alguns destaques para você, clicados por Odair Ferraz.
Fiats 147 — Vamos começar com o singelo quinteto que escolhemos como imagem principal dessa matéria. Destaque para os três primeiros na foto. Apesar da diferença de tonalidade fazendo um suave degradê, todos parecem ser da cor ‘Azul Laguna’, esse tom clássico dos primeiros anos do modelo no Brasil, que lembra um verde.
Cadillac Seville Conversível 1982 – Um carro muito moderno para época. Motor V8 com sistema que limitava o uso dos cilindros para seis ou quatro, para economizar combustível, sistema batizado de V8-6-4. Havia ainda uma versão movida a diesel. Tinha recursos eletrônicos como bancos com memória de posição e painel digital. O Seville foi lançado em 1975 e essa segunda geração (1980-1985) — com frente longa e traseira curta e inclinada “cortada a machado”, com falso estepe na tampa da mala — não está entre os mais harmônicos desenhos criados por Bill Mitchell, então prestes a se aposentar.
Alfa Romeo Spider 1973 — Um dos mais populares conversíveis da marca italiana do coração. Lançado em 1966 (Duetto), seu design permaneceu quase inalterado a partir da segunda geração, que chegou em 1970, com modificações apenas em detalhes de acabamento externo e interno. A mecânica pode variar: 1300, 1600, 1975 e 2000.
Buick LeSabre 1961 – O LeSabre era um modelo intermediário da Buick e foi lançado em 1959. Esse magnífico conversível 1961 presente ao Encontro de Carros Antigos & Especiais de fevereiro é um exemplar da segunda geração, quando modelo perdeu o “rabo-de-peixe” e passou a ter linhas mais retas e sóbrias.
Ford Corcel Coupê 1971 – Sucesso de vendas no início da década de 1970, esse descendente direto do Renault 12 anda bem difícil de ser encontrado nessa primeira fase, principalmente no estado de conservação desse vermelho.
Puma GTE 1972 – Esse exemplar preserva todos os detalhes originais, alguns deles herdados de outros modelos nacionais como por exemplo as maçanetas do DKW Fissore, as lanternas dianteiras do Ford Corcel 1969/1970 e as traseiras da VW Variant. 1972 foi o último ano do Puma com chassi de Karmann Ghia ligeiramente encurtado. No ano seguinte esse esportivo ficou ligeiramente mais largo, por causa do chassi de VW Brasília. 1972 também foi o último ano das bolhas nos faróis e do retrovisor sobre o paralama.
Destaques dos classificados
Chevrolet Tigra 1998 – Para encerrar, esse “novo clássico” que já tem lugar garantido entre os colecionadores, apesar da pouca idade. Lançado na Europa com as marcas Opel e Vauxhall, o Tigra foi importado para o Brasil apenas em 1998 e 99. E vieram só 2.500 unidades. Aqui ganhou a logo Chevrolet. O motor 1.6 com 16 válvulas e injeção eletrônica é o mesmo adotado pelo Corsa GSi, versão esportiva não muito conhecida.
Texto: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!