Nossa seleção, entre vários segmentos
Chevrolets importados, picapes, jipinho DKW, Gurgel e VW raros, um intrigante Dodge Dart e Ferrari entre nossos destaques, além de muitos outros carros clássicos em nossa Galeria de Imagens com 100 fotos
03 de abril, o primeiro domingo do mês. Dia dos antigomobilistas paulistanos prestigiarem o Encontro de Carros Antigos Estação da Luz. Esse evento se notabilizou pelos carros da mais alta qualidade, sejam eles nacionais ou importados, originais ou modificados.
Esse mês, achamos interessante pinçar um exemplar de alguns dos mais diversos segmentos, por marcas, modelos, estilos… a nosso critério. Saiu uma seleção bem legal.
Veja só!
Entre os Chevrolets dos anos 1950:
Handyman: versão SW do Chevrolet 210
A 210 Handyman 1954, versão Station Wagon da linha intermediária da Chevrolet naquele ano, encabeçada pelo Bel Air — que tinha a Townsman como SW — e a 150 como a mais popular, preferida por taxistas e para outros usos comerciais.
Entre os Chevrolets dos anos 1960:
Incrível dupla de Chevrolets Camaro SS da primeira fase
A dupla de Camaros SS da primeira geração desse esportivo que nasceu no final de 1966 para brigar no segmento dos ‘pony cars’ com o Mustang da Ford. Os dois exemplares dessa edição do Encontro de Carros Antigos Estação da Luz foram fabricados em 1968 e provavelmente têm motores V8 350, que era o padrão dos SS (o 396 era opcional).
Destaques dos classificados
Entre as picapes:
O sucesso da Série F da Ford teve início em 1948 com esse modelo
Uma Ford F1, modelo raro de ser encontrado no padrão original atualmente. Esse modelo deu início à saga da incrível Série F, que com grande sucesso em todo o mundo — inclusive aqui no Brasil — já dura décadas e décadas e está atualmente em sua 14ª geração!
Lançada em 1948, a Série F foi inicialmente composta de oito modelos, começando pelas picapes F1/2/3 até os caminhões pesados “Big Job” F8.
Entre os utilitários Brasileiros:
Cadango: nosso DKW off-road
O Candango 1960, o valente jipinho da DKW-Vemag com tração 4X4 que é a versão nacional do alemão Munga e que tem a mesma peculiar mecânica de três cilindros e dois tempos, que exige a mistura de óleo lubrificante diretamente no tanque de gasolina. O DKW Cadango é um veículo com muito torque e pouca velocidade, o que o torna pouco recomendável para viagens, mas uma fera em terrenos acidentados.
Entre os modelos Gurgel:
MotoMachine: seu trunfo era a possibilidade de configurações
Nosso destaque é para o raro MotoMachine, esse raríssimo minicarro da Gurgel com portas transparentes e que se adapta a várias configurações, a partir de seu teto conversível. A ideia era dar a sensação de estar pilotando uma moto, daí seu nome.
Entre os hot rods:
O singelo Tudor ganhou um V8 Buick com blower
O Ford Modelo A Tudor 1929. O motor é um V8 Buick 455. Já as lanternas traseiras redondas foram herdadas do Ford Thunderbird. Já os pneus traseiros são da famosa marca Mickey Thompson.
Entre os modelos Volkswagen:
Destacamos dois carros. O nacional é o Fusca 1600S 1975, versão apelidada pela própria Volkswagen como “Bizorrão”. Com apelo jovem e certa esportividade, ele vinha equipado com motor 1600 com dupla carburação. Visualmente, alterações bem discretas, como cobertura preta no capô, rodas aro 14, escapamento único lateral, bancos reclináveis, volante esportivo e instrumentos extras no painel. Teve vida curta e produção estimada entre 5 mil e 6 mil unidades.
O importado é o Karmann Ghia Type 34, fabricado exclusivamente na Alemanha. Maior que o KG clássico, ele usava o mesmo chassi do VW Type 3 (a “Variant Alemã”) e foi fabricado de 1961 a 1969. Nunca teve “aquele” sucesso comercial, tendo vendido apenas cerca de 42 mil. Por isso é hoje bem raro.
Entre os Dodges:
Dodge Dart: ao que tudo indica, esse é um dos primeiros exemplares fabricados aqui
Apesar da presença do Charger R/T e de modelos esportivos americanos, destacamos o Dart Sedan verde. Essa foi a primeira versão da Linha Dodge disponível no Brasil. E esse exemplar tem uma particularidade: está cadastrado no Renavam como ano/modelo 1969. Isso, apesar de a literatura informar que os primeiros Dodge Darts nacionais — fabricados entre setembro e dezembro de 1969 — foram vendidos como ano/ modelo 1970, não existindo (em tese) Dodge Dart 1969 fabricado aqui.
Entre os novos clássicos:
F430: estilo Pininfarina e potência de sobra, como em qualquer Ferrari
Impossível não se deleitar com essa Ferrari F430 Spider 2005. O superesportivo é uma criação do Studio Pininfarina e foi produzido nas versões coupê e conversível, como essa. O motor é um V8 4.3 litros, com potência de 490cv.
A cereja do bolo da edição de abril do Encontro de Carros Antigos Estação da Luz fica por conta dos diversos “calhambeques” Ford Modelo A, que enfeitam essa nossa matéria como foto principal e que sempre brilham nesse evento mensal da Capital Paulista.
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz — visite sua Loja Virtual
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!