MaxiBlog

Camaro Pace Car das 500 Milhas de Indianápolis 1967 será leiloado

Camaro Pace Car 500 milhas

Conversível foi o pace car titular da prova, mas recusado como prêmio pelo vencedor. Valor poderá chegar ao equivalente a R$ 4 milhões

Em 1967 a Chevrolet foi convidada a fornecer o pace car das 500 Milhas de Indianápolis. A última vez que ela havia tido essa honra foi em 1955, com o Bel Air. Nos anos seguintes o pace car da Indy 500 foi variando entre diversas marcas, entre elas, DeSoto, Pontiac, Mercury, Dodge, Ford…

Para o evento, a General Motors ofereceu dois exemplares Conversíveis SS/RS do recém-lançado Chevrolet Camaro, que foram especialmente preparados para o famoso evento automobilístico. Além do carro titular, um reserva, para o caso de algo dar errado.

Em ambos, os motores receberam um “downgrade”, passando dos originais V8 L78 396 de 375 cv e câmbios manuais de 4 velocidades para os L35 396 de 325 cv e câmbios automáticos M40. O objetivo era tornar os Camaros mais “dóceis”, e com uma condução mais fácil durante a corrida. Tudo realizado pela GM Engineering, que se encarregou também da caracterização dos carros, como a pintura, a instalação das bandeirolas e outros detalhes especiais. Todas as modificações foram registradas nos títulos de veículos históricos emitidos pela Chevrolet Motor Division.

Prêmio recusado

Tudo correu como o esperado, e o carro titular foi conduzido pelo veterano tricampeão da Indy 500 dos anos 1950, Mauri Rose. O Camaro seria dado como prêmio ao campeão daquela edição 500 Milhas de Indianápolis. Mas, surpreendentemente o vencedor A.J. Foyt recusou o prêmio, alegando que o carro não possuía ar-condicionado e capota elétrica. Entretanto, na verdade, ele não quis desagradar seu patrocinador, a concorrente Ford, já que o Camaro era (e ainda é) o novo rival do Mustang no segmento dos pony cars.

O Chevrolet Camaro em ação durante as 500 Milhas de Indianápolis


O Camaro 1967 foi ainda utilizado como pace car em outra corrida da Indy naquele ano. Depois foi vendido para a Concessionária Chevrolet Dan Young, que expôs o carro em diversos eventos. Com 12 mil milhas no odômetro, ele foi cedido ao Indianapolis Speedway Museum, onde ficou em exposição por vários anos.

Ford LTD 1978
R$ 86.000,00

Mercedes-Benz 300 SL 1992
R$ 195.000,00

Willys Jeep CJ2A 1948
R$ 105.000,00

VW Fusca 1300L 1977
R$ 35.000,00

R$ 29.900,00

VW Kombi 1500 Std 1974
R$ 45.000,00

R$ 40.000,00

R$ 14.000,00

DKW Belcar S 1963
R$ 69.900,00

VW Voyage LS 1.6 1986
R$ 50.000,00

BMW 2002 Tii 1972
R$ 220.000,00

R$ 80.000,00

55 anos depois daquela edição das 500 Milhas, esse Camaro será vendido em leilão realizado pela Mecum Auctions, lá mesmo em Indianápolis, entre os dias 13 e 21 deste mês.

O carro permanece completamente original, sem qualquer restauração, como em 30 de maio 1967. A expectativa é que o martelo seja batido por algo entre US$ 800 mil e US$ 900 mil. Ou seja, o equivalente a até RS 4 milhões.

A Chevrolet produziu depois outros 100 exemplares como serie especial “500 Milhas de Indianápolis Pace Car”, que foram vendidos aos consumidores. Mas ficamos curiosos: que fim teria levado aquele carro reserva da corrida?

Fotos: Mecum Auctions


Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados