‘Dream Car’ de sucesso foi renegado pela Ford, abandonado ao relento e depois vendido por apenas US$ 300. Restauração teve início em 2018
Foi batizado de XM Turnpike Cruiser esse incrível carro-conceito futurista apresentado pela Mercury — a divisão intermediária da Ford — em 1956. Fabricado sob encomenda na Itália pela Ghia a um custo de US$ 80 mil — uma verdadeira fortuna na época — tinha muitos detalhes mirabolantes e outros até bem interessantes.
Mercury XM Turnpike Cruiser: nave sobre rodas
Na foto de época, todo o futurismo e estravagância do dream car Mercury XM Turnpike Cruiser
Com design inspirado no que seriam as naves espaciais no futuro, o parachoque dianteiro era dividido em duas partes, cada uma ornada com duas ogivas. Os paralamas traseiros possuíam fundos sulcos que terminavam nas grandes lanternas traseiras inclinadas. Os escapamentos eram duplos e as ponteiras cromadas saiam dos paralamas também. Com grande área envidraçada, parte do teto de vidro se levantava ou abaixava automaticamente, de acordo com o movimento da porta, facilitando o acesso.
Os faróis se apagavam após 30 segundos do desligamento do motor e o painel (fantástico!) era estofado. Dois recursos até então inéditos e amplamente utilizados hoje. O câmbio automático era acionado por botões no painel e os bancos de couro reclináveis eram individuais para quatro ocupantes.
Percorreu os EUA
O Mercury XM Turnpike Cruiser foi apresentado no Detroit Auto Show e depois percorreu os Estados Unidos sobre um caminhão plataforma construído especialmente para ele, que era todo fechado e com vidros nas laterais, que se abriam, o transformando num palco. Foi exibido em feiras, exposições e concessionárias Lincoln-Mercury.
O Turnpike Cruiser 1957 não teve aquele ‘boom’ de vendas e hoje é raro
Baseado no XM, a Mercury lançou o Turnpike Cruiser convencional — sem a sigla “XM”, de Experimental Mercury —, que incorporava alguns detalhes do conceito, como as lanternas traseiras inclinadas, só que menores. O carro não foi um sucesso comercial, vendendo apenas cerca de 16 mil unidades em 1957.
Depois do sucesso, o abandono
Assim, o Mercury XM Turnpike Cruiser foi estigmatizado pelo grupo Ford, passando de “Dream Car” a carro maldito. Foi estacionado ao relento em um pátio atrás dos escritórios da Divisão Lincoln-Mercury e por lá ficou durante dois anos. Os chefões da Ford decidiram então vende-lo em 1958 para o prestador de serviços Jim White, que pagou por ele apenas US$ 300. Por incrível que pareça, o carro permaneceu estacionado ao ar livre por mais de uma década, sem nenhuma segurança ou cuidado. Além de ficar naturalmente em estado lastimável pela ação do tempo, foi todo depenado.
Destaques dos classificados
A restauração
Depois de passar por diversas mãos pouco cuidadosas, o Mercury XM Turnpike Cruiser foi comprado em 2017 pelo colecionador e restaurador Tom Maruska, do estado de Minessota. Mesmo estando nesse estado deplorável, Tom viu o potencial comercial desse exemplar único e pagou por ele US$ 100 mil. É que ele compra e restaura modelos raros com o objetivo de revender. Já salvou o Ford Thunderbird Italien 1963 (vendido em leilão por US$ 660 mil) e outro Mercury, o XM-800 de 1954.
A restauração teve início em Julho de 2018 e muitos componentes tiveram que ser fabricadas, já que, exceto pela mecânica, obviamente peças de reposição não existem no mercado. Caso de lataria, detalhes de acabamento, interior… Algumas foram criadas somente a partir de fotos da época.
Todo o processo de restauração foi publicado nesse site — de visual antigo e um pouco confuso. Mas se você quiser ver muitas fotos do carro pronto, em melhor resolução, aconselhamos visitar essa galeria.
O Mercury XM Turnpike Cruiser é de fato uma verdadeira maravilha!
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: de época e Tom Maruska’s Restoration
Veja também
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!