Nova geração da picape norte-americana off-road acaba de chegar o Brasil. Mas, sua primeira versão foi lançada pela Kaiser-Willys em 1962 e era derivada do pioneiro SUV Wagoneer
No início desse mês, a Jeep lançou no Brasil a sua picape off-road Gladiator. Mesmo custando R$ 499 mil, o primeiro lote importado de 322 unidades esgotou em poucas horas. Sucesso que surpreendeu a própria Jeep.
Derivada do Jeep Wranger de quarta geração, a Gladiator oferecida aqui é da versão Rubicon, com cabine dupla, motor V6 3.6L de 284 cv, câmbio automático de 8 velocidades e mais de 70 acessórios, segundo o fabricante.
Jeep Gladiator 2022
Jeep Gladiator, primeira versão
Mas não é a primeira vez que a Jeep batiza de Gladiator uma picape. A primeira versão foi lançada em 1962. Naquele período a marca Willys nos Estados Unidos pertencia à Kaiser estava a prestes a desaparecer definitivamente. No Brasil nunca tivemos a Gladiator.
Derivada do pioneiro SUV (na época a expressão sequer havia sido cunhada) Jeep Wagoneer — lançado no mesmo ano — a Jeep Gladiator tinha tração em duas (RWD) ou nas quatro rodas (4WD), motor 6 cilindros de 3.7 litros e câmbio manual de três marchas, como era usual na época, sendo opcional o automático. A partir de 1965, passou a estar disponível também um motor V8 de 250 cv fornecido pela AMC — que viria a deter o controle acionário total da Kaiser a partir de 1970.
Estava disponível em quatro versões: J200 Townside, com caçamba convencional curta; J300 Townside, com caçamba convencional estendida; J200 Triftside, com caçamba curta de paralamas destacados; e J300 Triftside, com caçamba longa de paralamas destacados. Havia ainda o furgão de carga Panel Delivery e a possibilidade de adquirir a J200 e J300 sem caçamba (rodado simples e duplo, respectivamente).
Em 1966 foi lançada uma versão Jeep Gladiator motorhome, batizada de Camper.
Versão Camper de 1970, já com novo estilo AMC
Destaques dos classificados
Nova nomenclatura
A partir da linha 1972, a American Motors Corporation (AMC) aboliu a nomenclatura Gladiator, passando a chamar sua picape apenas de “Jeep Truck”, com as versões J-2500, J-2600, J-4500, J-4600 e J-4700, que variavam de acordo com a capacidade de carga.
Jeep Truck J10 convencional e Honcho
Em 1977, a picape Jeep Truck passou a estar disponível em apenas duas versões: J-10 e J-20, com séries especiais como Golden Eagle e Honcho.
Em 1987 a Chrysler comprou a AMC. Assim, essa linha de picapes foi descontinuada, já que concorria diretamente com a linha de utilitários Dodge.
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: propagandas de época
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