Projeto de criação de um novo modelo de entrada se baseou no Gol, mas tinha traseira curta “inspirada” no Fiat Uno
Em 1987 o Fusca havia acabado de se aposentar (pela primeira vez) e a Volkswagen estava preocupada com o sucesso do novo Fiat popular brasileiro, lançado quatro anos antes: o Uno. Começou então o projeto de desenvolvimento de um subcompacto, que seria seu novo modelo de entrada, e que foi batizado provisoriamente de “By”.
Era na verdade uma versão do Gol com traseira mais curtinha e bem mais reta, claramente “inspirada” no próprio concorrente de origem italiana. Toda a parte da frente até a coluna B do Volkswagen By era a do Gol: grade, faróis, parachoques, capô, paralamas, portas, retrovisor…
O interior também era o mesmo do Gol, exceto pelo banco traseiro, que era corrediço, que foi empregado quase duas décadas depois no Fox.
Da porta para frente, tudo do VW Gol. Mas os vidros laterais eram mais curtos e a traseira “cortada a machado”. O interior era igual ao do Gol também, inclusive com mesmo padrão de acabamento. As únicas diferenças eram o banco traseiro corrediço e o porta-malas menor
Volkswagen By: mesmo AP 1.6 do resto da linha
O motor empregado no projeto era também o da Família BX: além do próprio Gol, na Parati, no Voyage e na Saveiro. O conhecido AP 1.6. Como o porta-malas seria menor, a solução foi usar a mesma suspensão traseira empregada na versão do Voyage exportada para os EUA, que lá ganhou o nome de Fox (nada a ver com o carro lançado em 2003). Dessa forma, os pontos de ancoragem não ocupariam o exíguo espaço.
O resultado foi um protótipo de aparência bastante desproporcional, já que apenas a traseira encolheu. Talvez tenha faltado um motor transversal projetado especialmente para ele, que ocupasse menos espaço e que permitisse uma frente menor e mais harmônica.
Mas qual a chance de sucesso de uma versão ainda menor do Gol, cujo espaço não era uma de suas grandes qualidades? Além disso, na ponta do lápis, os custos de produção tornariam o valor do Volkswagen By (ou outro nome a ser adotado) bem próximo do próprio Gol.
Assim, o projeto de um novo modelo de entrada da VW para o final dos anos 1980 foi engavetado. Esse único protótipo foi preservado pela Volkswagen e hoje compõe o acervo de sua Garagem, cujo segundo recinto foi inaugurado recentemente.
Destaques dos classificados
Fotos: VW News
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