Teto do porta-malas que se abria, ampliando a capacidade de carga, era a novidade da SW Lark Wagonaire há 60 anos
A Audi acaba de apresentar seu mais novo ultra-moderno carro conceito, o Activesphere. Misto de coupê, SUV e off-road, o veículo elétrico é mesmo espantoso — com visual e recursos dos melhores filmes de ficção científica. Entre seus predicados estão a realidade virtual e a direção autônoma, além da promessa de autonomia suficiente para longas distâncias.
Um dos destaques do Audi Activesphere está no compartimento de bagagem com tampo em vidro, que se abre em duas partes (ao toque de um botão, é claro!), ideal para o transporte de bicicletas, esquis e outros apetrechos esportivos.
Recurso similar em 1963
Mas então, lendo o press-release de apresentação do Audi Activesphere, nos lembramos que esse prático recurso não é tão moderno assim. Em 1963 a finada Studebaker apresentava a revolucionária station wagon Lark Wagonaire, que era equipada com algo bem parecido: um teto corrediço sobre o porta-malas, que quando aberto (manualmente, é claro!) tornava possível transportar mercadorias bem mais altas que o próprio carro.
A porta da mala abria para baixo, como nas picapes, e um pequeno degrau metálico facilitava a entrada com cargas. Nas ilustrações das propagandas de época há como exemplos, troncos de madeira, um caiaque, uma geladeira e até um cavalo!
Mas, já com grandes dificuldades financeiras, a Studebaker não teve recursos para aprimorar o projeto antes de seu lançamento e a SW sofreu por problemas crônicos de vazamento de água pelo teto. Até 1966 — quando a Studebaker encerrou suas atividades — a incrível Lark Wagonaire vendeu apenas 11 mil unidades. Hoje é raríssima.
Fotos e video: Audi Media Center
Studebaker: propagandas de época
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