Carro recebido por Pelé de presente em 1969 foi depois trocado por outro. Mas também não é o que foi divulgado pela mídia. A história é curiosa…
Foi inaugurado ontem, 15 de maio, o Memorial do Rei, em homenagem a Pelé, que morreu no dia 29 de dezembro do ano passado, aos 82 anos. Ele fica localizado no mesmo cemitério onde o jogador foi sepultado, o Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos-SP. São cerca de 200 metros quadrados, reunindo objetos e fotos que marcaram a vida e carreira do jogador.
Além desses objetos, ficará também em exposição permanente no museu de automóveis anexo ao prédio do cemitério — já fizemos uma reportagem sobre ele em 2021 — o Mercedes-Benz 280S 1974 com o qual Pelé teria sido presenteado em homenagem a seu milésimo gol. Teria… Vamos detalhar essa estranha história mais adiante.
O carro errado na mídia
Conforme a data da inauguração do Memorial do Rei se aproximava, os grandes portais de notícias e até sites especializados em automobilismo foram unânimes em noticiar que o carro que seria exposto — portanto, o presente a Pelé por seu milésimo gol seria, esse azul da foto a seguir.
Mercedes-Benz 220S, divulgado erroneamente pela midia como sendo o carro ganho por Pelé pelo milésimo gol
No entanto, este carro é um 220S, (código interno MB W111) de uma fase anterior da Mercedes-Benz apelidada de “fintail”, por causa de seu discreto “rabo-de-peixe”. O modelo foi lançado em 1959 e fabricado até 1968. Pelé fez seu milésimo gol no finalzinho de 1969, dessa forma — a não ser que Pelé tivesse sido presenteado com um carro usado — o automóvel não poderia ser esse.
Além disso, na imagem é possível perceber a antiga placa amarela, somente com números e que Pelé está bastante jovem. Então, a foto não poderia ter sido tirada em 1974. Esse é possivelmente o mesmo carro dessa foto em preto e branco a seguir.
O jovem Pelé ao lado de um MB 220S, numa concessionária. Possivelmente o mesmo carro da foto de cima
O verdadeiro Mercedes-Benz do milésimo gol de Pelé
Essa é uma história curiosa! Como já dissemos, Pelé fez seu gol de número 1.000 em 1969, na vitória do Santos sobre o Vasco por 2X1, no dia 19 de novembro. Para homenageá-lo, no início do ano seguinte, o presidente do famoso clube alemão Bayern de Munique o presenteou com um Mercedes-Benz 250 novinho, um sedã médio de 6 cilindros, cujo código interno MB é W114. O modelo é também conhecido pelos “mercedeiros” pela alcunha de “barra-oito”. É esse carro menor e de azul mais claro, com placa WA-1000 das fotos a seguir, tiradas em 1970 e disponíveis no perfil oficial @pele no Instagram.
Destaques dos classificados
Pelé e o Mercedes-Benz 250 em 1970. Esse sim, o carro que ganhou de presente
O carro da troca, agora em exposição
É ai que vem o fato estranho! Em 1974, pouco antes da Copa do Mundo, que aconteceu na Alemanha, a própria Mercedes-Benz quis homenagear Pelé, mas escolheu um modo peculiar de fazer isso: ao invés de dar outro carro de presente a ele, trocou o 250 que foi ganho pelo milésimo gol por um 280S (W116) zero quilômetro, que é justamente esse sedan dourado de nossa foto principal.
Pelo jeito o jogador não ligou muito para o presente, já que vendeu o carro pouco tempo depois. Durante os 30 anos seguintes o 280S 1974 passou por nada menos que 18 mãos! Em 2004, foi comprado de volta pela Mercedes-Benz, que o restaurou, blindou e o devolveu a Pelé, quando ele foi eleito o “Atleta do Século”, em 2004.
Então, apesar de ficar a partir de agora em exposição permanente no museu anexo ao Memorial do Rei e também ter placas com numeral 1000, esse não se trata do autêntico carro do milésimo gol de Pelé.
Redação e edição: Fernando Barenco
Fotos: @pele no Instagram
Veja também
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!