Os “pesados” fizeram a diferença
Caminhões e picapes foram grandes atrações, com exemplares nacionais e importados de diversas marcas
Aconteceu neste fim de semana — 20 e 21 de maio — um aguardado evento de antigomobilismo no interior de São Paulo: o 18º Encontro de Veículos Antigos de Boituva – SP.
Além de muitos automóveis incríveis, chamou a atenção o grande número de picapes, caminhões e cavalos mecânicos das mais variadas marcas e anos de fabricação. Além de São Paulo, exemplares de Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. É que o evento contou com a participação da Confraria dos Gigantes, um famoso grupo de colecionadores e entusiastas desses pesos-pesados, com membros em todo o Brasil. Além disso, a região tem grande tradição agropecuária.
Da Capital Paulista, abrilhantaram 18º Encontro de Veículos Antigos de Boituva o Clube do Fordinho e o Clube do Chevrolet, duas tradicionais entidades antigomobilísticas.
Vamos a alguns destaques?
- Quarteto Chevrolet – Esses incríveis Chevrolets Bel Air flagrados lado a lado são apenas um exemplo dos carros da marca presentes ao evento. São dois 1954, um em cada ponta; o 1955 e o 1951 (preto com teto branco) ao centro. Havia também vários Impalas, Camaros, Corvettes… apenas para citar os importados. Enquanto isso, nosso brasileirinho Chevette comemorava orgulhosamente seus 50 anos de lançamento.
- Motorhome GMC – Esse modelo bem transado dos anos 1970 fez muito sucesso entre os campistas norte-americanos. Estavam disponíveis em versões de 23 e 26 pés de comprimento e foram batizados com nomes de parques nacionais dos EUA. As opções de equipamentos eram muitas e o valor médio era de US$ 14 mil. No Brasil esses motorhomes são bastante raros.
- Picapes brutas – Duas grandes picapes norte-americanas dos anos 1980, como nunca tivemos aqui. Uma Ford F-350 e uma Chevrolet C/K 30. Em comum as cabines duplas e os rodados traseiros também duplos, com paralamas destacados. Qual a sua preferida?
- Orgulho nacional – Eis três caminhões pioneiros da indústria automobilista brasileira. Em terceiro plano, um Chevrolet Brasil, modelo lançado em 1959. Esse é 1963; no meio um Mercedes-Benz LP 321 1958, famoso “cara chata”; depois um FNM D11000 1963, modelo que por muitos anos dominou as estradas brasileiras.
- Cavalos – Para a alegria dos entusiastas dos enormes cavalos mecânicos norte-americanos, havia um grande sortimento de gigantes de marcas como Kenworth e Peterbilt.
- Ford Escort XR3 – Esse não é um XR3 qualquer. Trata-se de um exemplar da edição comemorativa dos 75 anos da chegada da Ford ao Brasil. Lançado em 1994, foi batizado de Escort XR3 2.0i Special Edition e estava disponível apenas em preto, com detalhes nesse tom puxado para o dourado. É raro, mas poderia ser ainda mais: é que de forma lógica e coerente, a Ford fabricou inicialmente apenas 75 carros. Mas como a venda foi boa, bateu aquele vírus da ganância e decidiram fazer mais uma centena. A indústria automobilística brasileira às vezes apronta essas, tapeando os consumidores.
- VW Fusca Série Ouro – Essa série especial de 1996 “fechou a conta” da produção do Fusca aqui no Brasil, que ainda foi fabricado no México até 2003. Foram fabricados 1.500 Série Ouro. Esse “Verde Nice” é praticamente zero km, marcando apenas 3.000 no odômetro. Pertence ao “Pinta”, um dos organizadores do 18º Encontro de Veículos Antigos de Boituva.
- Clark Airfield tractor – Para terminar, esse raro e curioso veículo que é um misto de militar com trator. Ele foi fabricado pela norte-americana Clark Equipment Company no início da II Guerra Mundial e era utilizado nos “bastidores” para o reboque de cargas, equipamentos e outros veículos. A Clark fabricou também empilhadeiras de vários modelos, além das famosas caixas de transmissão.
Redação e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual
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