Antepassado de nossos DKW-Vemag foi o primeiro carro de passeio da alemã DKW depois da II Guerra Mundial
Essa verdadeira joia com motor dois tempos é um DKW F89 Meisterklasse 1953. Lançado em 1950, esse sedan alemão de portas “suicidas” foi o primeiro modelo de passeio da DKW depois da II Guerra Mundial.
Ele tem uma história muito interessante. Antes da II Guerra Mundial interromper a produção de automóveis na Alemanha, em 1942, a Auto Union trabalhava no projeto do novo DKW F9, o primeiro carro da marca com as “feições” familiares dos DKWs que conhecemos aqui no Brasil. Alguns protótipos chegaram a ser construídos.
O F9 era mecanicamente baseado no F8, um pequeno carro produzido entre 1939 e 1942, com o mesmo motor de ciclo dois tempos refrigerado a água e tração dianteira. Só que com apenas dois cilindros.
Dois carros iguais, um oriental e um ocidental
O DKW F8 pré-Guerra, um protótipo do DKW F9 e o IFA F9
Com o fim da Guerra, a Auto Union não teve mais acesso às suas instalações de Berlim, que estavam localizadas no lado Oriental do país, sob o controle da União Soviética. Junto com a fábrica, os comunistas levaram também todo o projeto do DKW F9, que foi lançado como IFA F9 em 1949.
Mas, enquanto isso, no lado ocidental, a Auto Union também teve acesso ao projeto original e ao ferramental de fabricação da carroceria do F9, que por sorte não haviam sido entregues pelo fornecedor externo que havia trabalhado no projeto antes de 1942.
Nascia assim, em 1950 o DKW F89, a versão ocidental do IFA F9. Dois automóveis muito similares (exceto pelos detalhes), baseados naquele mesmo protótipo F9 pré-Guerra. No entanto, o IFA F9 já era equipado com motor de três cilindros de 910cc, enquanto o DKW F89 mantinha o antigo dois cilindros de 684cc, herdado do F8.
Em 1955, chega o F91
Nossa peruinha DKW-Vemag Universal, baseada na F91, já com motor de 3 cilindros
Destaques dos classificados
Para substituí-lo, em 1955 foi lançado o DKW F91, agora com motor de três cilindros (3=6), a versão original alemã da brasileira DKW-Vemag Universal, a perua lançada em novembro de 1956 e que deu origem à Vemaguet e ao Belcar — ambos baseados no F94, um pouco maiores e mais largos.
O DKW F89 de nosso “test-drive”
Como dissemos no início, ele foi fabricado em 1953. Exportado para os EUA, ele preserva todas as características originais — exceto pelo veludo listrado dos bancos, que não sabemos se está no padrão correto e pelos pneus radiais. Detalhes que pouco importam. O motor é o 2 tempos, dois cilindros de 684cc.
Repare no desenho da grade e dos vidros; nas laterais limpas, nas setas “bananinha”, no formato das pequenas lanternas traseiras de luz única. Note como é mais estreito e curto em relação aos DKW-Vemag nacionais.
Mas, achamos que seu grande charme está na alavanca do câmbio, que fica bem no meio do painel, entre os instrumentos e o porta-luvas, como nos antigos modelos Citroën.
Redação e edição: Fernando Barenco
Fotos: Bringatrailer.com
Video: Motorsports Memories, no Vimeo
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