Maior mostra de carros, motos ônibus e caminhões antigos em área coberta do Brasil terminou neste domingo em Novo Hamburgo, crescendo 10% em relação à edição passada
A edição comemorativa dos 20 anos da Expoclassic quebrou todos os recordes, crescendo 10% em relação ao ano passado e totalizando 1.100 veículos expostos, bem como 22 mil visitantes. Os números oficiais foram divulgados na manhã desta segunda-feira (21) pela entidade organizadora, o Veteran Car Club Novo Hamburgo. A programação começou na sexta-feira e foi encerrada no início da noite deste domingo (20), lotando os pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. A Expoclassic reforça o seu importante viés social ao novamente destinar parte dos recursos arrecadados com bilheteria à Associação dos Lesados Medulares do RS (Leme), instituição que presta 400 atendimentos mensais gratuitos a pessoas de diversas partes do Estado.
Pavilhões da Fenac recebeu 1.100 veículos em exposição, e cerca de 22 mil visitantes
Ao longo de três dias, o clima de festa e integração predominou nos corredores da maior mostra de veículos antigos em área coberta do Brasil. Em uma tenda montada ao lado do ônibus Blue Star, o Veteran Car Club Novo Hamburgo recepcionou convidados com muito chope e o legítimo churrasco gaúcho. Muitos vieram de longe e permaneceram hospedados em motorhomes na área externa. Participaram colecionadores de diversos Estados, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Recife, alguns dos quais foram rodando com seu modelo antigo até Novo Hamburgo. Também prestigiaram a edição comemorativa representantes da Argentina e do Uruguai. Pablo Jackson Fierros Viejos, de 52 anos, mora em Melo, cidade distante 390 quilômetros da capital Montevidéu, e fez questão de participar pela décima vez. Ele veio de carona em um Dodge Polara 1974 com motor de 6 cilindros dirigido pelo amigo Cristian de Oscar, 48 anos, morador de Aceguá, cidade gaúcha localizada a 60 quilômetros de Melo. Até chegar a Novo Hamburgo, Pablo percorreu um total de 526 quilômetros, aproveitando a ocasião para divulgar o 16º Encontro Internacional de Autos Clássicos, que ocorre de 12 a 15 de outubro de 2023 e curiosamente é composto por 80% de brasileiros. “Participo da Expoclassic há 10 anos e, na minha opinião, é a melhor em toda a América Latina em termos de qualidade de veículos expostos”, reforça. Do Uruguai, ainda veio um ônibus lotado, com 30 visitantes, especialmente para ver os modelos antigos.
Ônibus e caminhões para os admiradores dos pesados…
Na ilha principal, permaneceram expostos os carros-destaques da edição 2023, dois Chevrolet Bel Air 1957 conversíveis equipados com motor V8 de 283 cv de potência, câmbio automático de duas marchas, capota elétrica e até bancos com ajustes elétricos. Os fãs aproveitaram para fazer fotos e vídeos dessas raridades, que chamam atenção pela pintura reluzente e pelo brilho dos cromados. Perto dali, nada menos do que sete exemplares de Ferrari provocaram euforia entre os fãs, principalmente a F355 amarela “envenenada” pelo empresário e youtuber gaúcho Anderson Dick, com mais de 900 cv. “Para ver mais Ferraris reunidas num único local, é preciso viajar até a fábrica, em Maranello, na Itália”, brincou o presidente do Veteran Car Club Novo Hamburgo, Clódio Silva.
Um show de clássicos…
No térreo, o DeLorean da trilogia De Volta para o Futuro foi novamente sensação, despertando o interesse dos fãs de cinema e das crianças. Igualmente tiveram espaço privilegiado os “cinquentões” Chevrolet Chevette, Volkswagen Brasilia, Ford Maverick e Dodge Polara, todos lançados no Brasil em 1973. Já o pavimento superior foi dominado pelos gigantes: ônibus e caminhões fabricados em diversas épocas. Bicicletas, Vespas, Lambrettas e dezenas de CBX 750F, a popular “Sete Galo”, tiveram áreas específicas de exposição. “Outro recorde batido foi no número de veículos expostos para a venda: 342 carros, motos e até caminhões”, revela o organizador da Expoclassic, Evandro Scholles.
O mercado de peças e itens de época fez muito sucesso entre os visitantes e colecionadores. Como já é tradição, estandes comercializaram peças de veículos antigos, quadros, luminosos e até bombas de combustível de época.
Premiações a 103 veículos
O prêmio The Best, foi para o Plymouth Superbird 1970 amarelo
Destaques dos classificados
No domingo à tarde, foram entregues os troféus aos representantes dos 103 modelos premiados, cerimônia prestigiada pelo presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Andrés Raimundo Federico Pesserl. A distinção máxima, o prêmio The Best, foi para o Plymouth Superbird 1970 amarelo, o único do Brasil em condições de rodagem e que encantou o público pela frente “bicuda”, asa traseira gigante e motor V8 com mais de 500 cv. Essa supermáquina foi feita para disputar a Nascar norte-americana e seus exemplares são disputadíssimos em leilões, com lances começando em US$ 1 milhão (cerca de R$ 5 milhões).
Diretoria do Veteran Car Club celebrou os 20 anos da Expoclassic
Após, a diretoria do Veteran Car Club celebrou os 20 anos da Expoclassic, que se consagrou como uma das maiores e mais importantes do Brasil. O encerramento da edição 2023 ficou a cargo da banda country-rock The Travellers. O show já se transformou em uma tradição e registrou o seu maior público na mostra: cerca de duas mil pessoas. “Para 2024, teremos muitas novidades. O público poderá novamente conferir ao vivo e em cores vários carros que só podem ser vistos em exposições fora do Rio Grande do Sul e do Brasil”, garante Evandro Scholles.
Texto: Assessoria de imprensa – Adiar Santos
Fotos: Diego da Rosa/Divulgação e Adair Santos/Divulgação
Edição: Fatima Barenco
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!