Clássicos e modernos nos 70 anos da VW no Brasil
A principal atração foi o encontro de clássicos VW, onde estiveram presentes membros do Clube CAF, The Garage BR e Portal do Fusca, todos de Belo Horizonte
A Volkswagen – que significa ‘carro do povo’ – está completando 70 anos de atividades no Brasil e para comemorar lançou o evento itinerante Volks Festival que no último final de semana, dias 19 e 20 de agosto, chegou a Minas Gerais, no Alphaville Lagoas dos Ingleses, na Região Metropolitana de BH. A principal atração foi o encontro de clássicos VW, onde estiveram presentes membros do Clube CAF, The Garage BR e Portal do Fusca, todos de Belo Horizonte.
No destaque o VW Sedan Split Window 1953 do ano em que a VW iniciou suas vendas no Brasil
Em destaque o Fusca, ou melhor, o VW Sedan Split Window 1953 do Robinson Fernandes, exatamente do ano em que a VW iniciou suas vendas no Brasil, com carros vindos da Alemanha em CKD, como esse, montados em um galpão no Ipiranga em São Paulo. Com o sucesso nas vendas a VW decidiu criar uma fábrica no Brasil destinada a atender toda a demanda da América do Sul. Então, em 1959 foi inaugurada a primeira fábrica da montadora fora da Alemanha. Nessa época, o Sedan e a Kombi tinham mais de 50% de seus componentes fabricados em solo nacional. Depois vieram novas unidades em Taubaté-SP (1976), São Carlos-SP (1996) e São José dos Pinhais-PR (1999). Um bom indicador do sucesso da marca no Brasil são os números de seu Centro de Distribuição de Peças em Vinhedo-SP com 132 mil m2 de área, 25 milhões de ítens estocados e vendas de mais de 80 mil peças por dia para atender a maior frota de uma marca circulante no Brasil.
Passat, Brasília, Saveiro e Kombi
O Volks Festival teve entrada gratuita para expositores e visitantes. Na portaria, antigomobilistas e convidados com seus familiares, ao receberem uma pulseira podiam participar de várias atrações como assistir ao filme “Todo mundo tem uma história com a Volkswagen”. Numa tenda-cinema, no telão, carros antigos da montadora foram os protagonistas dessa história, entrando em cena em diversas situações importantes na vida das pessoas. Apesar de comercial, o filme foi emocionante. Outras surpresas integraram o evento como shows, tirolesa, escalada, pista de bicicross e simuladores de corridas de automóveis.
Diversas atrações para os visitantes
Em um dos estandes o participante podia tirar e ganhar uma foto retrô com o fundo na década que escolhesse e nesse fundo estaria um carro fabricado pela VW na época escolhida. Em outro estande podia-se interagir com uma câmera robot e levar de presente o vídeo dessa performance. No estande Test Drive mais um presente, um boné com a logo VW e a descrição Volks Festival.
A sensação do evento foi a apresentação, aos mineiros, da ID.Buzz, chamada pelos brasileiros de Nova Kombi
Destaques dos classificados
Mas a sensação do evento foi a apresentação, aos mineiros, da ID.Buzz, chamada pelos brasileiros de Nova Kombi. Mesmo com toda a sua modernidade, ela arrancou suspiros dos antigomobilistas mais radicais e saudosistas. Quem sabe um dia a VW adota oficialmente o nome Nova Kombi? Isso já aconteceu. Em 1983 a empresa resolveu rebatizar seu modelo mais popular no Brasil, adotando o nome Fusca. Até então o automóvel era oficialmente denominado ‘VW Sedan’ nos Detrans do país. A “Voz do Povo” renomeou o “Carro do Povo”!
Texto e Fotos: Jorge Filho
Edição: Fatima Barenco
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!