Modelos 50+ para comemorar a quinquagésima edição
Evento comemorativo dos 467 anos do bairro da Mooca teve participação de 779 veículos antigos, de acordo com a organização
E lá se vão 50 edições! E para tornar ainda mais especial o Encontro de Veículos Antigos Mooca Plaza Shopping em agosto, ele comemorou o aniversário de 467 anos do tradicional bairro da Mooca, que surgiu apenas dois anos após a fundação da cidade, que hoje é a maior da América Latina e uma das maiores do Mundo.
De acordo com a Associação dos Proprietários de Veículos Antigos do Estado de São Paulo (APVAESP), a entidade organizadora, o evento que aconteceu no último domingo (20) reuniu 779 veículos.
E para marcar a cobertura dessa quinquagésima edição, vamos destacar apenas alguns modelos com mais de 50 anos. Ou seja, os produzidos até 1973. Mas evidentemente que você pode conferir aqueles mais “moderninhos”, na Galeria de Imagens de Odair Ferraz e no vídeo incluído no final da matéria.
Esperamos que curta!
- Chevrolet Chevy II Nova 1963 – Em meio a Bel Airs, Impalas e outros carrões fabricados pela Chevrolet nesta época e presentes ao evento, nosso destaque vai para um compacto: esse belo Chevy II Nova Sedan 1963. “Compacto” para os padrões norte-americanos, já que ele tem o mesmo comprimento do nosso Ford Maverick Coupê: 4,65 metros. O Chevy II Nova foi lançado em 1962, para concorrer com o Falcon, da Ford.
- Buicks – Duas décadas separam esse dois modelos da Buick. O verde e branco com “cara de poucos amigos” é um Special Sedan duas portas 1953. O laranja é um Coupê Riviera 1973, que tem como principal diferencial de design a vigia traseira envolvente, que o torna um modelo muito desejável.
- Mercury Eight – Da mesma época que nosso Buick verde, outro modelo mal encarado, seu concorrente direto na gama de modelos para a classe média alta: o Mercury Eight Sport Sedan 1951. O charme está nas portas traseiras “suicidas”.
- Aero Willys – Um trio muito bacana, formato por exemplares da terceira fase do Aero Willys: a primeira foi a apelidada de “bolinha”, herdada da matriz da Willys nos Estados Unidos; a segunda foi a primeira versão nacional, lançada em 1963, com traseira “rabo-de-peixe” e uma exagerada protuberância sobre os faróis; a terceira é essa, com frente e traseira sem excessos, mais de acordo com a época.
- Simca Chambord – Concorrendo com o Aero Willys no mesmo segmento de mercado, temos o Sedan Chambord, que em 1966 era equipado com o famoso motor V8 Emisul, o último disponível e que equipou depois também o Esplanada.
- MOPARS – Entre os vários exemplares da Linha Dodge, um desejável Charger R/T 1968 preto norte-americano e dois raros Chargers LS nacionais: o cinza de 1971 e o azul de 1972. Essa versão mistura características do Charger e do Dart: ausência de faixas, bancos baixos e rodas com calotas (embora esses estejam calçados com as rodas esportivas dos R/T).
- DKW 1000 SP 1961 – Apresentado em 1958, esse esportivo alemão foi evidentemente copiado do norte-americano Ford Thunderbird, lançado três anos antes. Caríssimo na época, estava disponível em versões Coupê — como esse 1961 — e Roadster. Curiosamente, ele tem a marca “Auto Union”, que já havia caído em desuso alguns anos antes. O modelo será homenageado na edição 2023 do Blue Cloud, o encontro nacional de DKW, que acontece no fim desse mês, em Poços de Caldas-MG.
- Ford Galaxie – Assim como a Dodge, citada acima, da Linha Ford Galaxie havia no 50º Encontro de Veículos Antigos Mooca Plaza Shopping exemplares brasileiros e um importado, no caso, esse magnífico LTD Coupê 1967 verde, em primeiro plano em nossa foto principal. Do Brasil, destacamos o Galaxie 500 preto com interior vermelho, da primeira fase, provavelmente 1968.
- Mercedes-Benz 220 1956 – Esses Mercedes-Benz de faróis redondos e design “rechonchudo” foram os primeiros modelos da sofisticada marca alemã do pós II Guerra Mundial, sendo lançado em 1953. Esse design foi apelidado de “Ponton” e já nasceu obsoleto, se comparado a modelos norte-americanos da mesma fase. Um lindo carro!
- Ford Modelo T – Como o assunto é antiguidade, vamos fechar comentando sobre esse simpático conversível de quatro portas, o Ford Modelo T Touring, provavelmente fabricado lá por 1918, com suas rodas de madeira, seu jeito peculiar de dirigir e suas placas amarelas. Eleito em 1999 pela imprensa especializada do mundo inteiro o “Carro do Século XX”!
Mês que vem tem mais
A próxima edição do Encontro de Veículos Antigos Mooca Plaza Shopping acontece no dia 17 de setembro – Domingo. Então — para usar a expressão da moda — “save the date!”
Redação e edição: Fernando Barenco
Fotos e vídeo: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!