Qualidade, quantidade e diversidade
Carros, picapes, caminhões e até aviões, numa exposição com mais de mil veículos, de acordo com a organização
Parque da Uva, 2 e 3 de setembro. Seja com veículos em exposição no pavilhão coberto, seja ao ar livre, o 39º Encontro de Carros Antigos de Jundiaí manteve a tradição de proporcionar um evento, que além da quantidade, reuniu modelos de muita qualidade. De acordo com a organização, foram cerca de 1.300 veículos participantes nos dois dias.
Um monomotor do Aeroclube de Jundiaí
Outro ponto positivo foi a diversidade, com carros, caminhões, picapes, motocicletas, scooters, viaturas militares… e até aviões de pequeno porte, do Aeroclube da cidade.
O Puma da Revista no 39º Encontro de Carros Antigos de Jundiaí
Entre os modelos brasileiros, o mais raro e interessante foi sem dúvida o exclusivíssimo Puma GT 4R 1969. Para começar, ele nunca foi vendido em concessionárias. Foi encomendado pela Revista 4 Rodas (daí o seu nome) a Rino Malzoni e Anísio Campos. Foram produzidos oficialmente apenas 3 exemplares, sorteados entre os leitores da revista.
Da Ford, o respeitável LTD e a graciosa dupla de Corcéis. Da Dodge, Polara, Charger R/T e Dart
Na entrada de um dos pavilhões, um imponente Ford LTD 1976 preto com bandeirinhas laterais, dava a maior pinta de carro oficial. Do lado de fora, os eternos rivais da Dodge, com um Polara 1977, um Charger R/T 1977 e um Dart da segunda fase, de 1979.
E que linda a dupla de impecáveis Ford Corcel. O verde, 1969 e o azul, 1973. Assim, lado a lado, com plaquinhas “Ford”, nos remete até a modelos zero km em exposição na concessionária. Quem se lembra?
Identidade preservada
Dois momentos da trajetória do Chevrolet Opala
Destaques dos classificados
Entre os Chevrolets Opala, um exemplar da primeira fase — De Luxo 3800 1969 — e um da última — Diplomata SE 1992. Observando os dois, é interessante notar como esse grande clássico nacional foi se modernizando constantemente ao longo dos 24 anos em que foi fabricado, mas ao mesmo tempo conseguindo manter intacta a sua identidade.
Uma dupla centenária (ou quase)
Os anciãos do 39º Encontro de Carros Antigos de Jundiaí foram dois incríveis calhambeques norte-americanos, um com mais de 100 anos: o Dodge Touring preto 1915; e o outro quase centenário também: o Essex 1927. Já a sua pintura… bem, deve ser a famosa “cor de burro quando foge”.
Cheios de estilo: os caminhões e automóvel Studebaker
Raros no Brasil, havia em exposição dois caminhões da Studebaker. Em primeiro plano, um 1951. Em segundo plano um exemplar cujo modelo da grade e o parabrisa curvo, sem divisória central, nos fazem crer que foi produzido em 1956.
De quebra, mais um Studebaker, mas dessa vez um carro: o Champion Coupê, com sua incomparável vigia traseira panorâmica, ao estilo de imaginárias naves espaciais. Essa marca independente já extinta foi rápida, conseguindo a façanha de lançar dois anos antes das três gigantes (GM, Ford e Chrysler) sua nova linha de modelos pós II Guerra Mundial, exatamente em 1947, o ano de fabricação desse Champion.
Norte-americanos General Motors: Chevrolet 3800 e Oldsmobiles Cutlass
Ainda falando de caminhões, olha só esse Chevrolet 3800 1947, que segundo informações, trata-se de um autêntico reboque de época da Cervejaria Antarctica. Que bom que tenha sido preservado!
Em se tratando de automóveis “by General Motors”, além de vários Chevrolets dos anos 1940, 50 e 60, um Cadillac Series 60 Special Sedan 1952 e dois Oldsmobiles Cutlass Coupê: um 1966 vermelho e um 1968 branco.
Redação e edição: Fernando Barenco
Fotos e vídeo: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual
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