Recordando a fusão da Ford com a Willys no Brasil
Willys/Renault Gordini 1965 foi o destaque em edição que lembrou também o cinquentenário de lançamento do Ford Maverick
Uma homenagem aos antigos modelos da Ford e Willys. Assim foi a edição de outubro do Encontro Mensal AGMH, que aconteceu no último domingo, 15, no Mercado CADEG.
No país de origem de ambas, os Estados Unidos, as marcas Ford e Willys nunca tiveram nenhuma relação. Lá a Willys foi vendida à Kaiser em 1953, que depois passou para o controle da AMC. Mas aqui no Brasil, a Willys foi comprada pela Ford em 1967 e essa manteve a fabricação de quase toda a linha: Aero, Itamaraty, Rural, Jeep e F-75. Inclusive, nos primeiros anos pós-fusão, a empresa se chamou oficialmente Ford-Willys do Brasil S.A. Com o passar do tempo o nome Willys desapareceu definitivamente.
Wilson (Gordini) e Ciro (Maverick), com a turma do Grupo AGMH
Mas o Willys que foi o destaque do mês nunca chegou a ser um Ford-Willys: o Gordini 1965, que pertence ao antigomobilista Wilson. Complicado né? É que esse pequeno sedan de origem francesa (inicialmente chamado Dauphine), foi fabricado aqui a partir de 1959, sob licença da Renault e ela não foi renovada após a venda da Willys para a Ford, que encerrou sua produção em 1968.
O evento homenageou também o Ford Maverick (esse nada tem a ver com a Willys!), que em 2023 está completando 50 anos de seu lançamento. Produzimos uma Web Story sobre o assunto. O carro homenageado foi o belo Coupê 1974 vermelho vinho, do jovem antigomobilista Ciro.
Redação e edição: Fernando Barenco
Fotos: Paulo Zanini
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