Fred e Elisabeth Smits partiram da Nova Zelandia em 2014 numa viagem que deveria terminar em 2022. Mas um grande imprevisto atrapalhou os planos do casal… e a aventura continua até hoje!
Em agosto de 2017 publicamos a matéria “Oito anos mundo afora a bordo de um Mercedes-Benz 1957”, sobre o casal Fred e Elisabeth Smits, que em 2014 deu início a uma incrível viagem de volta ao mundo a bordo de “Abel” o Mercedes-Benz 220S “Ponton” com pintura em preto e branco.
Nascidos na Holanda e vivendo na Nova Zelândia desde a década de 1980, na época ambos já estavam na faixa dos 60 anos de idade, mas esse detalhe não os impediu de programar uma viagem longa, prevista para durar oito anos, começando pelas Américas, tendo como ponto de partida Los Angeles, na Califórnia – EUA.
Ano passado eles chegaram ao Círculo Polar Artico
Publicamos a reportagem em 2017, porque foi justamente nessa época que Fred e Elisabeth chegaram ao Brasil. Aqui conheceram o Rio de Janeiro, São Paulo, o Rio Grande do Sul, a Amazonia.
VEJA A NOSSA REPORTAGEM DE 2017!
Depois, sem pressa, percorreram outros países sul-americanos durante dois anos, fazendo uma pausa em casa, na Nova Zelandia, antes de retomar a aventura por países africanos. Chegaram à Europa em junho de 2019, começando pela Inglaterra.
A chegada da Pandemia
Mas no meio do caminho desse verdadeiro projeto de vida, chegou sem avisar em março de 2020 a pandemia mundial da COVID-19. Fred e Elisabeth estavam então na Holanda, mas por acaso precisaram ir até a Nova Zelandia renovar o seguro de viagem. Como seria uma viagem curta, deixaram o Mercedes-Benz aos cuidados de uma garagem holandesa. No entanto, o inesperado aconteceu: “Na sexta-feira passada voamos da Holanda para a Nova Zelândia. Poucas horas depois de chegarmos ao aeroporto de Wellington, o governo da Nova Zelândia fechou as fronteiras e fomos informados de que deveríamos ficar isolados por 14 dias, o que significa que não podemos ir a lugar nenhum, exceto ficar em nossa própria casa ou com nossa própria família.”, contaram na época.
Mas o que eles não poderiam imaginar (ninguém no mundo podia!) é que a espera até a volta à normalidade seria longa. A viagem só seria retomada um ano, 10 meses e 27 dias depois, exatamente no dia 31 de março de 2022.
Destaques dos classificados
Depois da pandemia, uma revisão completa antes de voltar à estrada
A tragédia sanitária fez com que todo o cronograma da volta ao mundo ficasse atrasado. E a viagem que deveria terminar por volta de agosto de 2022, continua até hoje. No momento, Fred, Elisabeth e “Abel” estão no Marrocos, depois de passarem por diversos países europeus: Itália, França, Suécia, Noruega, Estônia, Dinamarca, Portugal, Espanha…
Balanço
No dia 20 de setembro de 2023, quando completou 49 anos de casamento, o casal publicou em sua página do Facebook um impressionante balanço da viagem até aquele momento.
- Dias na estrada: 2.997 (8 anos, 2 meses e 17 dias)
- Quilometragem total: 255.162 km percorridos
- Países visitados: 43
- Alojamento: 659 lugares, sendo 263 acampamentos
- Combustível gasto: 30.816 litros (média de 8,4 km por litro)
- Óleo de motor: 388 litros
- Óleo de caixa de câmbio: 54 litros
- Pneus: 55
E a volta ao mundo continua…
Você pode acompanhar a aventura de Fred, Elisabeth e “Abel”, em sua página “Classic Strider” do Facebook, onde você vai poder admirar milhares de fotos dessa volta ao mundo. Escolhemos algumas delas para essa nossa galeria.
GALERIA DE FOTOS DA VOLTA AO MUNDO
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: página “Classic Strider”, no Facebook
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!