Repórter Maxicar

Novo Alfa Romeo: além da mudança de nome, a polêmica envolvendo o “scudetto”

Moderníssima versão do “scudetto” em seu primeiro modelo elétrico — o Milano, agora rebatizado de Junior — não caiu muito no gosto dos alfisti mais tradicionais

A Alfa Romeo acaba de lançar seu primeiro carro elétrico. Mas o SUV chegou envolto em duas polêmicas. A primeira é em relação ao nome: lançado como Milano, teve que ter o nome substituído por Junior, devido a uma questão legal: é que há na legislação italiana uma lei que só permite que um produto cujo nome se refira a uma região geográfica do país (no caso a cidade de Milano, ou Milão em Português), ou cuja palavra tenha sonoridade italiana, seja fabricado na própria Itália. E o novo Alfa Romeo é produzido na fábrica da Stellantis na Polônia.

Alfa Romeo

Apenas alguns dias após ter sido lançado, o elétrico Milano teve que ser rebatizado e agora se chama Junior

A segunda polêmica está relacionada ao célebre “scudetto” — pequeno escudo que identifica os automóveis Alfa Romeo há quase 80 anos. É que muitos “alfisti” mais tradicionais não gostaram muito de nenhuma das duas versões do “scudetto” do agora Júnior. Ambas estão disponíveis tanto para o Junior elétrico, quanto para o híbrido, dependendo da versão.

O scudetto nas versões Leggenda e Progresso

O escudo batizado de “Leggenda”, tem a aparência de uma tela preta em losangos, com o manuscrito “Alfa Romeo” ao estilo dos bólidos de corrida da marca no passado. Tem uma pegada mais convencional. Talvez não tenha desagradado tanto…

Já o “Progresso” é moderníssimo e vazado, trazendo os dois elementos da própria logomarca da Alfa Romeo: a cruz vermelha, que é o símbolo de Milão (berço da marca) e o homem que é devorado por uma gigante serpente, que simboliza a família real daquela cidade. Parece ser bastante frágil, pelo fato de ser todo recortado.

O nascimento do “scudetto” da Alfa Romeo

A grade do 6C 2300 deu origem ao icônico “scudetto”

O primeiro Alfa Romeo adornado pelo que viria a se tornar a sua marca registrada foi o 6C 2300 na década de 1930. Era na verdade uma grade de dimensões convencionais, mas que já tinha aquele formato característico. Trazia o nome manuscrito.

A partir da década seguinte o se tornou o pequeno escudo, que com inúmeras variações ao longo dos anos, se tornou a icônica identidade da tradicional fabricante italiana. É simplesmente impossível confundir com outras marcas!

Então, vamos relembrar alguns modelos do “scudetto” ao longo da história?

Alfa Romeo 6c 2500 sport cabriolet 1948


 

Alfa Romeo 1900 C52 Disco Volante 1952


 

Alfa Romeo 1900 Super Sprint 1956


 

Alfa Romeo Giulietta Spider Veloce 1961


 

Alfa Romeo Giulia Berlina 1962


 

Alfa Romeo 2600 sprint 1964


 

Alfa Romeo GTV 2000 1973


 

Alfa Romeo Spider 2000 Veloce 1974


 

Alfa Romeo Montreal 1974


 

Alfa Romeo Alfetta GT 1975


 

Alfa Romeo Giulietta 1979


 

Alfa Romeo 90 1984


 

Alfa Romeo SZ Coupê Zagato 1989


 

Alfa Romeo 145 1997


 

Alfa Romeo 164 1997


 

Alfa Romeo Spider 916 2001


 

Alfa Romeo 166 2.0 2001


 

Alfa Romeo GT 2004


 

Alfa Romeo Mito 2009


 

Alfa Romeo 8C Spider 2012


 

Alfa Romeo TZ3 Zagato 2013


 

Alfa Romeo Giulia 2018


 

Alçfa Romeo Stelvio Quadrifoglio 2023


 

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Divulgação

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados