Curiosidades

Esse você nunca viu! Chevrolet Camaro Bel Air Z/57

Chevrolet Camaro

Conversível customizado combina a plataforma de Camaro Z28 2001 com o design do clássico Bel Air 1957. O que achou?

Parece que os norte-americanos gostam mesmo dessa brincadeira de volta ao passado, transformando carros mais modernos em clássicos dos anos 1950. Não é a primeira vez que falamos sobre isso aqui no Maxicar. Em dezembro de 2022 publicamos matéria sobre um Ford Thunderbird do anos 1990 que virou Custom 1950. Em março desse ano, foi a vez da tentativa de transformar um SUV 2004 em Chevrolet Bel Air 1957. Agora, eis que descobrimos essa nova transformação, também em Chevy ’57. Nesse projeto de customização, o carro-base foi um Chevrolet Camaro Z28 Conversível 2001, que ganhou o apelido de Z/57.

O surpreendente projeto usou um Chevrolet Camaro como esse

Quando encaramos a foto pela primeira vez, tivemos um misto de sensações. O que se vê no primeiro segundo é de fato um Chevrolet Bel Air 1957. Mas logo se conclui que há algo muito estranho ali!

Um Chevrolet Camaro de volta ao passado

Semelhanças e diferenças com o modelo dos anos 1950

Na dianteira, grade, parachoques, emblemas e outros detalhes são iguais ao do icônico modelo dos anos 1950. Mas é bem bizarro o formato do capô e a inclinação extrema do parabrisa, já que no original, ele é praticamente reto.

Compare as traseiras

A traseira do “neo-Bel Air” também é bem similar ao carro original, com paralamas em rabo de peixe e o marcante acabamento em aço escovado nas laterais. Para ficar mais fiel, a placa de licença não deveria ter ido parar no parachoque.

Mas, note que foram mantidas as portas originais com ligeiras modificações, os retrovisores e parte do formato original dos paralamas dianteiros, que se encaixam neles, mantendo o desenho do Camaro.

Esse Bel Air moderno é também ligeiramente menor que o original dos anos 1950. É que o Chevrolet Camaro 2001 mede 4.908mm de comprimento e tem 2.568mm de distância entre-eixos. Já o Bel Air possui 5.080mm de comprimento; e 2.921 de entre-eixos. Em termos de largura, ambos praticamente se equivalem: o primeiro tem 1.882mm e o segundo 1.877mm.

A mecânica e o interior originais foram mantidos

A parte mecânica e de suspensão foi naturalmente mantida. O motor é um V8 de 5.7L e o câmbio é automático.

Todo o interior de aspecto moderno do carro-mula de 2001 permaneceu, entrando em choque com a carroceria vintage, o que o torna um carro muito estranho.

E você? Curte esse tipo de projeto de customização em “downgrade” ou acha que é um tremendo desperdício de dinheiro e tempo, com um resultado de gosto bem duvidoso?

Fotos: Mecum Auctions e divulgação

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados