Repórter Maxicar

VW Kombi a diesel brasileira está sendo oferecida em leilão chique dos EUA

Kombi a diesel

Picape cabine dupla fabricada em 1982 foi customizada, mas mantém o motor original AP 1.6 refrigerado a água

Essa VW Kombi a diesel brasileira fabricada em 1982 foi parar nos Estados Unidos e agora está sendo oferecida em um sofisticado leilão da Mecum Auctions, que acontece este mês na cidade de Harrisburg, na Pensilvania. Serão oferecidos mais de 500 veículos antigos!

Kombi a diesel

Pelo que pudemos apurar, ela foi restaurada no Brasil e é oriunda de São Paulo – Capital. Nas fotos, vemos que ela ainda mantém a placa de licença brasileira, do Padrão Mercosul. Além da mudança de cor com pintura em dois tons, ela sofreu modificações internas e externas. Os bancos foram refeitos em nova padronagem, e o traseiro, que é originalmente inteiriço, foi substituído por três bancos individuais.

A frente foi modernizada, com a grade superior entre as lanternas e a grade do radiador originais, sendo substituídas pelas da Kombi refrigerada a água produzida a partir de 2006. A grade original é mais larga e tem o emblema ‘VW’ ligeiramente menor. A caçamba ganhou forração inteira em madeira nas laterais, no lugar das ripas.

O motor AP 1.6 a diesel foi mantido, conforme é anunciado no site da Mecum. Esse motor equipou também na época a breve picape VW Saveiro movida a diesel. A produção mal começou e depois que foram vendidas apenas 200 a venda foi proibida, porque o modelo não se enquadrava nos requisitos de veículos movidos com esse combustível.

Kombi a diesel

A Kombi a diesel não fez sucesso

Lançada em 1981, a Kombi a diesel estava disponível apenas em versões comerciais: Furgão, Picape e Picape Cabine Dupla. A intenção da Volkswagen foi boa, pois a proposta era oferecer uma versão da Kombi ainda mais econômica no transporte de cargas. O diesel na época era sensivelmente mais barato que a gasolina e o álcool. Mas a Kombi a diesel sofria com um problema crônico de falta de refrigeração adequada, pelo fato de o radiador ficar na dianteira e o motor na traseira. Os relatos de superaquecimentos em viagens eram comuns, principalmente em estradas mais íngremes e com o veículo carregado.

Logo a linha de Kombis a diesel ganhou má fama e as vendas despencaram. Por exemplo, no caso da Picape Cabine Dupla, como essa, de acordo com dados da ANFAVEA, em 1982 foram vendidas 4.413 unidades e nos anos seguintes a procura despencou: 484 em 1983, 170 em 1984, 55 em 1985, e meras 10 em 1986.

Hoje sobraram poucas sobreviventes em qualquer uma das três versões e elas se tornaram bastante procuradas por colecionadores. Essa ai não está sendo anunciada com um valor de reserva. Acreditamos que despertará o interesse dos norte-americanos, já que essa versão é uma completa novidade por lá.

Redação: Fernando Barenco
Fotos: Mecum Auctions


Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados