Explore a trajetória deste icônico veículo, desde sua chegada em 1957 até o legado duradouro que continua a atrair entusiastas e colecionadores
Consumidores das novas gerações em geral nunca conviveram muito com a Kombi, mas é importante saber que foi um carro que fez história no Brasil.
Hoje em dia ainda existem muitas pessoas que procuram por Kombi usada, especialmente aquelas que tiveram a oportunidade de conhecer o carro.
Se você é apaixonado por carros, vale a pena saber mais detalhes da história da Volkswagen Kombi no Brasil, e assim entender os motivos pelos quais fizeram da Kombi um ícone no mercado de automóveis.
A história da Volkswagen Kombi no Brasil
Quando falamos em um veículo que deixou sua marca no Brasil, provavelmente a Kombi ocupa a primeira posição. Não apenas pelo seu design inconfundível, mas também pela sua versatilidade, usada tanto para o transporte de cargas quanto para famílias.
Veja abaixo uma breve cronologia, onde descrevemos o que aconteceu em cada época.
Chegada da Kombi ao Brasil
A chegada da Kombi ao Brasil está diretamente relacionada à fundação da Volkswagen, que ocorreu em 1953.
A primeira Kombi foi produzida em 2 de setembro de 1957, inclusive o Brasil foi o primeiro país a fabricar a Kombi fora da Alemanha, sede da Volkswagen.
Foi fabricada em São José dos Campos – São Paulo, e assim começou sua história de sucesso, atraindo consumidores até hoje.
Destaques dos classificados
Popularidade e versatilidade
Não demorou muito tempo para a Kombi cair nas graças dos brasileiros, em particular por conta de sua versatilidade.
Com seu interior espaçoso, a Volkswagen Kombi era utilizada para os mais diversos fins, desde o transporte de pessoas até empresas para transportar cargas.
Nesse contexto, era possível encontrar a Kombi tanto em cidades quanto em zonas rurais, ou seja, se tornou o veículo mais procurado para atender diferentes necessidades.
Evolução e modernização
Ao longo dos anos, ela passou por várias reformulações, como motores com melhor desempenho e melhorias na suspensão, tornando a Kombi ainda mais popular. Em 1981, foi lançada a versão com motor a diesel, de forma a atender o pedido de centenas de consumidores.
Declínio e saída de linha
Por volta dos anos 1990, diante da grande competitividade no mercado, juntamente com o lançamento de novos carros, a demanda pela Kombi começou a diminuir. Mas mesmo assim, quem era realmente fiel, se manteve com ela até o final.
Em 2013, após 56 anos, a Volkswagen decidiu interromper a fabricação da Kombi no Brasil, inclusive fez um modelo de despedida, chamado de “Last Edition”, prestando uma linda homenagem a esse ícone.
Legado da Kombi
Para quem não vivenciou a experiência de dirigir uma Kombi ou mesmo como passageiro, saiba que a Kombi foi muito mais do que um veículo. Ela deixou um legado, fazendo parte da vida de muitos brasileiros, e não é de estranhar que até hoje a Kombi ainda seja muito procurada no mercado de usados.
Apenas a título de curiosidade, existem por todo o Brasil eventos automotivos com encontros de colecionadores de Kombis, o que só demonstra porque esse carro com design tão diferente integra a identidade e a história do Brasil.
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!