Museu possui mais de 100 unidades desse consagrado utilitário da Toyota. Selecionamos alguns exemplares raros e curiosos
Diferente do que se possa supor, o Land Cruiser Heritage Museum não pertence à Toyota e nem mesmo está localizado no Japão. Ele fica em Salt Lake City, no estado norte-americano de Utah. Fundado em 2012, é uma realização de Greg Miller, um aventureiro e colecionador desse mundialmente admirado utilitário, famoso por suas qualidades off-road e por sua resistência.
Além de um acervo de mais de uma centena de veículos, o Land Cruiser Heritage Museum possui ainda uma vasta coleção de objetos relacionados ao Toyota Land Cruiser, como miniaturas, catálogos e outras literaturas, propagandas, obras de arte, placas e outros gêneros de memorabília.
O Land Cruiser no Brasil
O Toyota Land Cruiser, em suas mais variadas versões, fez sucesso não apenas nos países asiáticos, mas também nos EUA.
O utilitário chegou ao Brasil em 1958. Foi apenas montado aqui, no regime de CKD, até 1962 e mantendo o nome original. A partir de então, passou a ser inteiramente produzido em nosso país, sendo rebatizado de Toyota Bandeirante. Foi fabricado até 2001.
Visualmente ele era igual à versão japonesa. No entanto, curiosamente, foi equipado com motor Mercedes-Benz movido a diesel entre 1962 e 1994, quando só então passou a adotar mecânica Toyota, também a diesel.
Variedade de modelos
O objetivo do Land Cruiser Heritage Museum é reunir o maior número possível de modelos e versões. O visitante pode conhecer de perto desde o Toyota BJT 1953 — veículo militar que deu origem ao Land Cruiser — a exemplares de diversas gerações e configurações, sendo o mais moderno o URJ200 Heritage Edition fabricado em 2021. É claro que há também exemplares do nosso Bandeirante!
Nessa galeria, selecionamos alguns exemplares raros e curiosos (priorizando os mais antigos, é claro!), mas você pode conhecer um pouco mais de todo o acervo desse museu, mesmo à distância, visitando seu web site: https://landcruiserhm.com/
Alguns modelos do Land Cruiser Heritage Museum
BJT 1953 – Criado para competir com o Willys Jeep na Guerra da Coreia. Não foi selecionado para o contrato militar, mas deu origem ao Land Cruiser.
FJ25 1958 – Foi o primeiro Land Cruiser vendido nos EUA, quando ainda nem havia uma concessionária Toyota no país. Foi vendida no porto a um professor em Long Beach.
FJ28LV 1960 – Esse modelo precursor dos modernos SUVs foi trazido da Venezuela, país onde foi produzido. É um modelo raríssimo, cujo desenho da cabine lembra bastante a Willys Rural.
FJ28L 1960 – Uma estranha “mini-picape” fabricada exclusivamente na Venezuela, com poucas unidades. Foi importada da terra de Nicolás Maduro em 2019.
FJ43 1963 - Este é um modelo específico para o mercado japonês e tem uma configuração incomum, com a parte dianteira da capota rígida e a traseira em lona.
FJ45 1963 Bandeirante – Protótipo fabricado nos EUA pela TLC da Califórnia. Na prática um Bandeirante, já que teve a cabine e a caçamba fabricadas aqui no Brasil, por encomenda especial da Toyota EUA. Atualmente é um veículo customizado/modernizado.
Bandeirante TB25L 1963 – O outro Bandeirante do acervo. Foi importado do Brasil em 2019. Ainda preserva as plaquetas da Concessionária Mercedes-Benz Auto Comércio, de Conselheiro Lafaiete, MG.
FJ45 1964 – Convertido quando novo como viatura dos bombeiros pela Nozaki Fire Engine Manufacturing Co. e era operado pela 12ª Divisão do Corpo de Bombeiros de Ujiie-cho.
FJ40 1973 – Este Land Cruiser (ou o que sobrou dele), tem valor histórico. Participou do combate a um dos maiores incêndios da Califórnia, que aconteceu no Condado de Butte em 2018. Mas acabou destruído pelo fogo. Pertencia desde zero km ao xerife local.
FJ40 Mega Cruiser Rock Crawler 1978 – Esse carro ultra-customizado foi construído para máxima capacidade off-road. O chassi e a suspensão são do jipão Toyota Mega Cruiser e a carroceria é em alumínio.
FJ55 1978 – Essa van de passageiros foi utilizada para passeios turísticos pelo interior pela empresa Tag-A-Long Tours em Moab – Utah, de 1978 até meados da década de 1990.
FJ56 1979 – Este reboque prestava serviços para a Japan Automobile Federation (JAF), uma espécie da finada Touring Club do Brasil.
FJ56 1979 – Outro veículo igual ao anterior, mas agora em versão de bombeiros. Prestava serviço no Japão e chegou ao Land Cruiser Heritage Museu em 2017. Veio todo equipado, inclusive com os trajes de bombeiros.
HJ47RP 1981 – Essa ambulância prestava serviços para a St John Ambulance Australia, uma entidade assistêncial com 130 anos de atividades na área de socorro médico.
LD10 Blizzard 1982 – Esse “mini Land Cruiser” é baseado no Daihatsu Taft e foi produzido apenas para o mercado doméstico. Por isso é muito raro fora do Japão. Repare nos retrovisores instalados nos paralamas, característica dos modelos nipônicos da época.
Delta Mini Cruiser 1982 – Outra versão mini do Land Cruiser, produzida nas Filipinas em parceria com a matriz da Toyota. Teve versões militar e civil e foi exportado para a Colômbia, Papua Nova Guiné, Oriente Médio e Itália.
BJ70 1986 – Este curioso veículo foi usado por uma emissora de TV japonesa para testes das funções de transmissão. Ele é equipado com uma grande antena direcional, entre outros equipamentos de telecomunicações.
HZJ79L 2012 – Versão específica para operação em minas, no transporte de mineiros com a máxima segurança. Possui apenas duas marchas e a velocidade máxima é de 15 milhas (24 km). Veículo importado do Canadá.
Redação e edição: Fernando Barenco Fotos: Land Cruiser Heritage Museum
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