Coberturas

XVII Poços Classic Car repetiu o sucesso de edições anteriores

XVII Poços Classic Car

Encontro de carros antigos em Poços de Caldas – MG contou com a participação de mais de 400 veículos no Parque José Affonso Junqueira e arredores

No último final de semana — de 1º a 4 de agosto — aconteceu o anual XVII Poços Classic Car. Um evento que figura entre os mais importantes de Minas Gerais e é um dos mais aguardados, comentados e elogiados entre antigomobilistas de toda a Região Sudeste.

Poços de Caldas, que por si só já é uma atração, mais uma vez recebeu essa festa do antigomobilismo, cheia de atrativos, gente jovem, clima de auto astral e veículos de excelente padrão.

A cidade sul-mineira fica na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo. No entanto, fica mais próximo da Capital Paulista — 250 km — do que de Belo Horizonte — 450km, e quase à mesma distância da Capital Fluminense — 480 km. Por isso, conta com a participação de clubes dos três estados. Esse ano, uma das maiores caravanas foi a do Reumatismo Car Club, de São Bernardo do Campo – SP, que levou ao XVII Poços Classic Car 15 veículos. Mas o clube recordista certamente foi o Hot Rod Brothers, que levou nada menos que 70!

De acordo com Clube do Automóvel Antigo de Poços de Caldas, foram reunidos nos jardins do Parque José Affonso Junqueira e arredores mais de 400 veículos antigos, dos mais variados estilos, incluindo vários caminhões e ônibus, como já é tradicional.

A agenda de shows, que aconteceram nos palcos montados no próprio parque, em meio à exposição, teve início na quinta-feira (1º de agosto) e foi até domingo (4), com inúmeras apresentações, começando todos os dias pela manhã e se estendendo até à noite. No muito variado mercado de pulgas, peças, acessórios e os mais variados objetos para quem curte o universo vintage.

XVII Poços Classic Car

Shows durante todo o fim de semana. No mercado de pulgas, muita variedade (fotos: Jorge Filho)

Confira alguns modelos do XVII Poços Classic Car

Ford: os clássicos dos anos 1950

  • Ford – Nesse flagrante uma sequência com três Fords norte-americanos dos anos 1950: o Conversível vermelho um Custom 1950 com apenas uma “ogiva” na grade; o verde é um Sedan 1951, já com duas; e o cinza um Mainline 1952, que marcou a volta da “ogiva” única. De quebra, o maravilhoso perfil do luxuoso coupê Ford Crown Victoria 1956. Repare só nos detalhes!

Picapes Chevrolet El Camino em versões Impala e Chevelle

  • Chevrolet El Camino – Entre as muitas picapes presentes, a famosa esportiva da Chevrolet pôde ser admirada em Poços de Caldas em duas versões: 1960, baseada no Impala; e 1968, baseada no Chevelle. Lançada em 1959, a El Camino foi produzida até 1987, com uma breve interrupção entre 1961 e 1963.

International M3 Half-Track e jipe DKW militar. Seria um Munga ou um Candango?

  • Militares – Um pouco conhecido M3 Half-Track da II Guerra Mundial foi um dos veículos militares presentes ao evento. Esse blindado com lagartas apenas na traseira foi produzido por diversas empresas, entre elas a Diamont T, a International e a White. Outro que nos chamou a atenção foi o jipe DKW 1958, com características da versão militar do alemão Munga. Mas pode se tratar de um nacional Candango caracterizado.

Fiat Panorama ambulância e alguns Simcas

  • Ambulância – Ficamos intrigados com a ambulância Fiat Panorama 1986. Uma graça, realmente! Mas, será que cabe um paciente deitado na maca, dentro da pequena station wagon?
  • Simca – Um número acima da média de carros da Simca. Além do sedan Chambord, com carros originais e modificados, havia duas raras Station Wagon Jangada e um Esplanada 1969, já da fase Chrysler.

Pequena linha do tempo do Fusca e Karmann Ghia Type 34

  • Volkswagens a ar – Uma breve linha do tempo mostrou a evolução do Fusca em relação à potência de seu motor, indo de um “Split Window” alemão dos anos 1950 e seu motor de 1.100 cc chegando ao nacional “Fuscão” 1.500 dos anos 1970. Entre os Karmann Ghias, o clássico coupê, o exclusivamente brasileiro TC e o alemão Type 34.

Ônibus dos velhos tempos. Tem coisa mais bacana?

  • Ônibus – Além de diversos caminhões e cavalos mecânicos, esses dois ônibus azuis “das antigas”, que são realmente demais. Um é o Ford importado Série F 1957; o outro o nacional Chevrolet “Brasil” 1960.

Ao fundo, na primeira foto, a Belina Especial (mas tem outra foto dela no álbum). Na segunda, o Opel Kadett

  • Ford Corcel – Outro nacional raro é a versão station wagon do Corcel, que aparece discretamente na foto. Repare nos apliques imitando madeira… trata-se da Belina Luxo Especial. Já falamos dela em detalhes, aqui no Maxicar.
  • Desconhecido, mas nem tanto – À primeira vista é um ilustre desconhecido, parecendo um daqueles antigos carros do Leste Europeu. Ai você lê “Opel” no capô. E dando uma olhada no paralama dianteiro o mistério é revelado: “Kadett”! Sim, ele tem mais a ver com o Brasil do que imaginamos. É um Opel Kadett A 1964, da primeira geração do carro alemão que viria a ser lançado no Brasil como Chevrolet Chevette (Kadett C) em 1973 e no fim da década de 1980 como Kadett mesmo — correspondente ao Opel Kadett E na Europa. Confuso? Essa árvore genealógica é complexa mesmo!
  • RR – Para encerrar, toda a nobreza desse Rolls-Royce Silver Wraith dos anos 1950, com sua pintura em dois tons, sua portas dianteiras “suicidas”, seu enfeite em cristal Lalic, seu icônico “Spirit of Ecstacy” e exibindo orgulhoso suas ainda placas amarelas. Quanta história esse carro deve ter para contar! O modelo é bastante similar ao famoso Rolls-Royce Conversível da nossa Presidência da República, sobre o qual já tivemos a oportunidade de falar em detalhes, aqui no Maxicar.

Mas é claro que teve muito mais no XVII Poços Classic Car. Confira no vídeo lá em cima e fotos de Odair Ferraz.

Texto: Fernando Barenco
Fotos e vídeo: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados