Nesse vídeo de um especialista em clássicos nacionais, conheça as características dessa rara e pouco conhecida versão esportiva da Chambord
A marca francesa Simca desembarcou aqui no Brasil em 1958, sendo uma das pioneiras de nossa indústria automobilística. Com alguns tropeços iniciais de produção e controle de qualidade, fabricava carros praticamente iguais aos da Matriz. Seu modelo padrão era o Chambord, que foi ganhando variantes, como o luxuoso Presidence, a Station Wagon Jangada, os populares Alvorada e Profissional e o Simca Rallye, que é o nosso assunto aqui.
As características do Simca Rallye
Lançado em 1962, como integrante da nova série “Três Andorinhas”, o Simca Rallye foi o primeiro automóvel nacional com essa proposta de uma versão esportiva de um modelo de passeio convencional. O segundo foi o Willys/Renault 1093, a versão apimentada do Gordini, apresentada no ano seguinte.
E assim como o pequeno 1093, o Simca Rallye tinha, visualmente, pouco apelo esportivo. Por fora, as diferenças estavam no capô com falsas entradas de ar circulares, nos apliques laterais nos paralamas traseiros e nos emblemas. No interior, o charmoso banco dianteiro, que continuava inteiriço, mas vinha com encosto bi-partido e reclinável. Nada de rodas esportivas, faixas, bancos individuais ou console central com câmbio no assoalho. O motor era o mesmo do restante da linha Simca, mas um pouco mais potente: com 100hp.
Depois o Simca Rallye sofreu algumas modificações externas, perdendo ainda mais o visual esportivo.
Nesse vídeo acima, de seu Canal do Youtube Roger Classic, o especialista em automóveis clássicos brasileiros Rogério de Simone conta todos os detalhes e características desse discreto esportivo, que hoje é muito raro e ainda mais admirado pelos entusiastas da extinta marca Simca.
Foto: a partir do video do Canal Roger Classic
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!