Nesse filme histórico de Jean Manzon produzido em 1967, a fusão das duas marcas e o desenvolvimento do misterioso “Projeto M”
Nesse vídeo institucional produzido pelo cineasta Jean Manzon em 1967, a Ford — que acabara de obter o controle acionário da Willys Overland do Brasil — desmente os boatos de que a produção do Aero, Rural, Jeep e demais modelos herdados estava com os dias contatos. É um dos vários filmes restaurados pela Dana há alguns anos. A narração é de Alberto Curi e a música de abertura ao estilo típico daquela época lembra os célebres filmes de faroeste feitos na Itália.
“Projeto M”, o futuro Corcel
Logo no início, o filme repleto de imagens da linha de montagem reforça a ideia de continuidade, falando inclusive de um tal misterioso “Projeto M”, que teve início em 1965, numa parceria Willys/Renault (do mesmo modo que aconteceu com o Dauphine/Gordini e o Interlagos).
Assim, em 1968 era lançado o Corcel, compacto de sucesso da marca Ford, mas com forte DNA Willys. Os primeiros exemplares, inclusive ainda saíram da linha de montagem com vidros com a logo Willys gravada.
E os antigos Willys?
Quanto à continuidade dos demais modelos herdados da Willys, de fato a Ford cumpriu a promessa propalada no vídeo: Aero Willys, Itamaraty e Rural continuaram a ser produzidos até o início dos anos 1970. Já a picape F-75 e o Jeep permaneceram em produção em 1983.
O único modelo descontinuado de imediato foi o Gordini, justamente porque logo em seguida deu lugar ao Corcel.
Enquanto isso, nos Estados Unidos, a matriz da Willys Overland percorreu um caminho bem diferente, passando pelas mãos da Kaiser e da American Motors, até se transformar na marca Jeep através da Chrysler, que hoje pertence ao grupo Stellantis, liderado pela italiana Fiat.
Video: Canal Dana, no Youtube
Destaques dos classificados
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!