Além do Mini tradicional de 3 portas, outros tipos de carroceria estavam disponíveis na era clássica do modelo
Uma criação de um engenheiro turco, mas desde muito jovem radicado na Inglaterra, chamado Alec Issigonis, o Mini foi lançado em 1959 pela British Motor Corporation (BMC) com duas denominações distintas para o mesmo carro: Austin Seven e Morris Mini Minor. É que as duas marcas pertenciam à BMC desde 1952. Utilizava o mesmo motor de 4 cilindros de seu antecessor, o Morris Minor, mas que engenhosamente passou a ser instalado na posição transversal, para economizar espaço.
Propaganda do recém lançado Austin Seven. Na grafia do nome, o “V” inclinado transformado em “7”
De cara o Austin/Morris Mini fez grande sucesso, graças suas características únicas: muito espaço interno numa carroceria diminuta com apenas 3,05 metros de comprimento, concepção moderna para a época, muito econômico e esbanjando personalidade. Virou um cult mundial!
Sua versão padrão — e mais conhecida até hoje — era aquela simpática “pulguinha” com duas portas laterais e uma traseira. No entanto, ao longo do tempo, várias versões foram surgindo, algumas bem raras e pouco conhecidas. Vamos conhecer algumas.
Versões pouco conhecidas do Austin/Morris Mini
Austin Seven Van / Austin Minivan / Morris Minivan
Apenas 6 meses após o lançamento do MINI, a British Motor Corporation lançou a primeira variante do Mini com o nome de Minivan. Um furgão com carroceria ampliada em 25 centímetros e combinada com um piso plano e uma seção traseira sem janelas laterais. Concebida como um veículo de trabalho, a versão Minivan não tinha acabamento cromado e a grade dianteira era uma seção de chapa metálica estampada e perfurada na cor da carroceria. As versões da Austin e da Morris eram idênticas, exceto pelo emblema da marca.
Austin Countryman / Morris Traveller
Essa variante station wagon do Mini clássico também foi lançada em 1960. Sua carroceria também era 25 centímetros mais longa que a do Mini padrão e pesava 50 quilos a mais. E destinada a famílias maiores ou a pessoas que precisavam carregar mais bagagem. Foi oferecida ao público em duas diferentes versões: Austin Countryman e Morris Traveller. Ambos podiam apresentar acabamento em madeira, dando origem ao clássico MINI “Woody”. (na foto principal).
Austin Seven Pick-up / Morris Mini Pick-up
Depois da Minivan, a BMC lançou o Mini Pick-up em janeiro de 1961. A construção da carroceria era idêntica à da Van até o pilar B e a nova picape também oferecia uma plataforma de carga generosa. Os dois modelos eram diferenciados apenas por seus emblemas.
Mini Moke
Buscando aproveitar o baixo peso e o tamanho compacto do Mini para desenvolver um veículo militar ideal para saltar de paraquedas de uma aeronave, Sir Alec Issigonis desenvolveu uma variante de carroceria aberta com capota conversível que foi batizada de Moke. Embora o Mini Moke fosse destinado para uso militar, sua verdadeira vocação era o uso civil, no campo ou como um veículo ideal para um passeio na praia.
Destaques dos classificados
Riley Elf e Wolseley Hornet
A BMC também aproveitou a plataforma do Mini para criar duas variantes luxuosas. O Riley Elf e o Wolseley Hornet foram lançados em 1961 e tinham carrocerias de “três volumes”, ampliadas para 3,27 metros, embora mantivessem a mesma distância entre-eixos do Mini convencional. Com seus porta-malas estendidos, frentes diferentes e uso extensivo de cromados, Riley Elf e Wolseley Hornet tinham um ar de elegância. O painel de instrumentos era de madeira com porta-luvas que ladeava o velocímetro central, bem como os medidores de temperatura do óleo e da água. Os bancos de couro sintético e os carpetes grossos que também cobriam os compartimentos das portas aumentavam a sensação de luxo.
Texto: Fernando Barenco, com informações de Press BMW Group
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