Repórter Maxicar

50 anos depois, Lamborghini Countach nº 1 visita sua linha de produção

Lamborghini Countach

Ensaio fotográfico aconteceu na “Linha de Montagem Nº 1 Countach”, onde atualmente é fabricado o Revuelto; o Countach foi lançado em 1974

Foi em março de 1974 que a produção do Lamborghini Countach começou, em Sant’Agata Bolognese; um modelo que virou lenda e permaneceu no mercado por 16 anos. Ele foi o primeiro Lamborghini cuja carroceria foi feita “internamente”, com os painéis da carroceria feitos à mão, e o primeiro cujos interiores foram produzidos pelo Departamento de Estofamento da Lamborghini, uma verdadeira revolução que, 50 anos depois, se tornou uma tradição em Sant’Agata Bolognese.

Uma sessão de fotos na linha de produção original

Na mesma linha de produção: Countach 1974 e Revuelto 2024

Por ocasião deste aniversário, a Lamborghini trouxe de volta o primeiro Countach LP 400 para a linha de produção na qual foi criado, — e onde hoje o Lamborghini Revuelto é produzido — para uma sessão de fotos que une passado e presente. Além disso, a Lamborghini disponibilizou algumas imagens de época exclusivas da linha Countach de seus arquivos.

“Estamos orgulhosos de ainda produzir nossos modelos de supercarros esportivos no local onde o Countach foi criado”, comentou Ranieri Niccoli, Diretor de Fabricação da Lamborghini. “A produção mudou radicalmente desde então. Atualmente, nossa produção é muito diferente de 1974, mas mantém os melhores aspectos. O denominador comum entre a produção do Countach e nossos carros hoje é a atenção aos detalhes.”

A nova linha de produção

O Lamborghini Countach (LP 500) foi apresentado no Salão do Automóvel de Genebra em 11 de março de 1971 e sua excepcional receptividade imediata tornou fácil a decisão de torná-lo um carro de produção. Foram necessários vários protótipos e três anos de desenvolvimento técnico e testes intensos em estrada para deixar pronto o modelo definitivo de produção — o Countach LP 400.

Enquanto ia sendo desenvolvido, o trabalho estava acontecendo na fábrica de Sant’Agata Bolognese para criar a linha de produção onde o Countach seria produzido. Esta foi outra maneira pela qual o Countach foi revolucionário: pela primeira vez na história da Lamborghini, a carroceria seria feita internamente. Até aquele momento, os Lamborghini eram feitos em dois lugares diferentes, com as peças mecânicas produzidas pela Lamborghini, e as carrocerias construídas por construtores externos, que eram então enviadas para Sant’Agata Bolognese para serem montadas com os chassis e as peças mecânicas. A decisão de trazer a produção da carroceria para dentro da fábrica da Lamborghini teve um impacto imediato e significativo no crescimento da empresa.

“Linha de montagem Lamborghini Countach nº 1”

IMAGENS DE ÉPOCA

No início, a fábrica da Lamborghini compreendia uma área coberta de 12.000 m². O prédio incluía a área de produção, escritórios, salas de teste e oficina de serviço. A produção incluía duas linhas: uma para os motores, câmbios, diferenciais e peças mecânicas, e a outra para a montagem do carro. Em outubro de 1968, a Lamborghini anunciou a inclusão de três novos edifícios industriais, adicionando 3.500 m² de área coberta.

Hoje, a fábrica é bem maior, cobrindo 346.000 m², mas a área onde o Countach era montado, conhecida como “Linha de Montagem Nº 1 Countach”, continua a mesma, e agora é onde o Revuelto, o novo carro híbrido plug-in de 12 cilindros da Lamborghini, é produzido.

Durante os anos do Countach, a linha de montagem era simples e de pequena escala, com todas as operações realizadas manualmente. Os painéis da carroceria eram moldados e depois verificados em um modelo de madeira antes de serem soldados e ajustados no molde da carroceria do carro. Este processamento final era essencial, dado que cada parte, tendo sido produzida e montada à mão, parecia idêntica às outras, mas na realidade cada uma era ligeiramente diferente. A carroceria completa, ainda em alumínio bruto, era então combinada com o quadro. Esta unidade, colocada em um carrinho industrial que corria sobre trilhos, viajava entre as várias estações de montagem onde as diferentes peças mecânicas eram encaixadas.

ENSAIO FOTOGRÁFICO EM 2024

Estofamento também na fábrica

O Lamborghini Countach também foi o primeiro modelo a envolver o Departamento de Estofamento, que no início era apenas para a montagem dos interiores em parceria com fornecedores externos. A partir de então, tornou-se completamente autônomo, inclusive em termos de estofamento de couro e costura, tornando-se uma parte essencial da personalização ainda hoje oferecida pela Lamborghini.

Hoje, a linha de produção mudou, assim como as máquinas e os materiais usados, e é muito mais organizada, eficiente e ergonômica. Enquanto na década de 1970 se usava alumínio, agora há fibra de carbono, que também é produzida na fábrica de Sant’Agata Bolognese. O que não mudou é a paixão e o cuidado com que os operadores produzem os novos carros.

Evolução do Lamborghini Countach

  • A primeira versão do Countach, com 152 unidades produzidas, foi a LP 400 (1974-1978), apresentando para-lamas sem extensões e o teto com recesso central projetado para o espelho retrovisor, o que lhe rendeu o apelido de “Periscopio”.
  • O LP 400 S (1978-1982), com 235 unidades, foi derivado diretamente do LP 400 especial que o entusiasta canadense Walter Wolf encomendou na Lamborghini. O LP 400 S foi caracterizado pela adoção de pneus Pirelli de perfil baixo, extensões de arcos de roda, rodas “phone dial” e o apêndice aerodinâmico posicionado abaixo da parte frontal.
  • O 5000 S (1982-1984), produzido em 323 unidades e com poucas mudanças em termos estéticos, apresentava um V12 com deslocamento aumentado de 4,8 litros.
  • O Countach Quattrovalvole que se seguiu (1985-1988), com 631 unidades, foi caracterizado visualmente pela “corcunda” no capô, necessária para conter o motor de 5,2 litros, equipado com um sistema de distribuição de 4 válvulas para cada cilindro.
  • O Countach 25th Anniversary (1988-1990), com 658 unidades, foi criado para comemorar os 25 anos da fundação da empresa e envolveu uma revisão total dos apêndices aerodinâmicos do Countach. As entradas de ar nos para-lamas traseiros e alguns painéis, como os dos capôs, também mudaram e foram feitos de fibra de carbono pela primeira vez.

Durante os anos em que foi comercializado, o Countach foi o modelo que, além de ficar no imaginário de uma geração inteira e ser usado em dezenas de filmes, permitiu que a Lamborghini fosse competitiva em meados da década de 1970 até 1990 e se tornasse definitivamente uma lenda.

Redação e fotos: Lamborghini SpA – Media Center

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