Repórter Maxicar

Tesouros do ferro velho: à venda a misteriosa coleção Rudi Klein

Rudi Klein

Durante décadas ele acumulou preciosos modelos europeus na Califórnia. Agora, mesmo em condições de sucatas, alguns são oferecidos por verdadeiras fortunas

O alemão Rudi Klein chegou aos EUA no final da década de 1950. Começou sua vida profissional como açougueiro, mas sua verdadeira paixão eram os automóveis.  Assim, em 1967 ele deu início a um novo empreendimento: um ferro-velho nos arredores de Los Angeles. À medida em que ia tocando seu negócio de compra e venda de peças de reposição, foi acumulando um impressionante acervo de modelos europeus raros, nos mais variados estados de conservação. Os que estavam em melhor estado ele armazenava em galpões, os demais foram sendo “empilhados” sob o sol da Califórnia.

Discreto, ao longo das décadas Rudi Klein manteve sua coleção (ou seria acumulação?) em total segredo, e havia apenas meras especulações sobre o que estava escondido em sua propriedade. E mesmo tendo já passado 23 anos de sua morte, só agora o acervo foi finalmente revelado, pois seus filhos continuaram mantendo tudo longe dos olhares curiosos.

Rudi Klein

Uma pilha de Porsches sob o sol da Califórnia

Agora tudo será vendido em um leilão promovido pela RM Sotheby’s, batizado de “The Junkyard: The Rudi Klein Collection”, que acontece no mês que vem. São ao todo 80 automóveis, a maioria deles Porsches 356 e 911. Mas há também raríssimos modelos Mercedes-Benz, Ferrari, Horch, BMW, Audi, Maserati, Maybach, Isso Grifo, Aston Martin… A maioria deles meras sucatas, sendo difícil até acreditar que ainda terão salvação (veja a galeria abaixo!), e que mesmo assim são oferecidos por verdadeiras fortunas. Outros estão em melhor estado, mas quase todos necessitam de restauração em maior ou menor grau.

Também fazem parte do leilão 130 lotes de peças e motores, quase tudo da linha Porsche.

Entre os modelos mais raros e valiosos estão:

  • Mercedes-Benz 300 SL Gullwing ‘Alloy’ 1956 – Um dos apenas 29 “asa-de-gaivota” produzidos com carroceria em alumínio.  Valor estimado: US$ 4,5 milhões a US$ 6 milhões
  • Horch 855 Special Roadster 1939 – Único exemplar sobrevivente deste modelo. A extinta Horch era a marca de luxo da Auto Union. Sem valor de reserva.
  • Iso Grifo A3/L Spider Bertone 1964 – O único conversível Iso Grifo de fábrica. Foi adquirido por Rudi Klein do produtor de Hollywood, Greg Garrison. Valor estimado: US$ 700 mil a US$ 1 milhão.
  • Porsche 356 B 1600 ‘Twin-Grille’ Roadster 1961– Um dos 250 com carroceria belga D’Ieteren, que possui algumas diferenças em relação aos demais 356 B. Valor estimado: US$ 350 mil a US$ 550 mil.

Confira outros carros da Rudi Klein Collection

Ferrari 330 GTC by Pininfarina 1966 – Valor estimado: US$ 30 mil a US$ 40 mil


 

Porsche 356 B Carrera 2 2000 GS Cabriolet by Reutter 1963 – Valor estimado: US$ 100 mil a US$ 150 mil


 

Mercedes-Benz 600 Pullman 1968– Valor estimado: US$ 40 mil a US$ 50 mil


 

Ferrari 275 GTS by Pininfarina 1966 – Valor estimado: US$ 30 mil a US$ 40 mil


 

Aston Martin V8 Series III 1976 – Valor estimado: US$ 30 mil a US$ 40 mil


 

Maybach SW38 'Ponton-Sport' Cabriolet by Wendler 1939 – Valor estimado: US$ 100 mil a US$ 150 mil


 

BMW 502 'Marburg' Coupe by Autenrieth 1956 – Valor estimado: US$ 30 mil a US$ 50 mil


 

Iso Grifo Series I by Bertone 1966 – Valor estimado: US$125 mil a US$175 mil


 

Lamborghini Miura P400 S by Bertone 1969 – Valor estimado: US$ 500 mil a US$ 700 mil


 

Ferrari 330 GTC by Pininfarina 1967 – Valor estimado: US$ 50 mil a US$ 75 mil


 

Maybach SW38 Cabriolet by Spohn 1936 – Valor estimado: US$ 50 mil a US$ 75 mil


 

Maserati Sebring 3500 GTi Series I by Vignale 1964 – Valor estimado: US$ 30 mil a US$ 40 mil


 


Redação: Fernando Barenco
Fotos: RM Sotheby’s

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados