Clássicos em video

Zimmermann Automobile Driving Museum, da Califórnia, irá fechar

Com acervo de 130 veículos, esse museu passou a ter dificuldades financeiras a partir de 2020, com a morte se seu fundador

Em janeiro desse ano noticiamos aqui o fechamento do Mullin Automotive Museum, com sede em Oxnard e cujo acervo era composto de preciosos modelos franceses. Agora, nos chega a notícia de que mais um museu de automóveis da Califórnia – EUA está prestes a fechar suas portas: o Zimmerman Automobile Driving Museum, com sede na pequenina El Segundo, cidade com 16 mil habitantes.

Um carro presidencial no Zimmerman Automobile Driving Museum

O Plymouth do Presidente norte-americano

Esse museu de automóveis foi fundado em 2002 pelo empresário Stanley Zimmerman, que também patrocinava o empreendimento. Com sua morte aos 88 anos em 2020, o Zimmerman Automobile Driving Museum começou a ter dificuldades financeiras para manter seu magnífico acervo de 130 veículos antigos, como por exemplo o precioso Plymouth Brewster Town Car 1932, encarroçado pela Brewster & Co. e que pertenceu ao presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt.

Uma voltinha com os visitantes

A fachada do museu que está prestes a encerrar as suas atividades

Reparou a palavra “driving” no nome do museu? Ela não está ali por acaso! Faz parte de sua filosofia. É que o museu dava aos visitantes a oportunidade de dar um passeio nos carros, levados por um de seus motoristas. O mesmo acontecia nos encontros de carros antigos de que o museu participava. “Eles não são imóveis. São arte em movimento e, portanto, para apreciá-los, você tem que usá-los. Nós trazemos três ou quatro carros da nossa coleção e as pessoas fazem fila e pegam uma carona”, explicou numa ocasião Stanley Zimmerman.

Instalado em um prédio enorme e muito bem estruturado, o Zimmerman Automobile Driving Museum possui um salão de festas com 50 mesas, pista de dança e capacidade para 300 convidados, que aluga (ou alugava…) para quem quiser fazer festas particulares: confraternizações, aniversários, casamentos…, com a nostalgia da participação de alguns dos carros do acervo.

O salão de eventos rodeado de carros clássicos

Desde a morte de seu fundador, o Zimmerman Automobile Driving Museum já fez duas campanhas de financiamento coletivo, na expectativa de se manter funcionando, mas os valores arrecadados ficaram longe de seus objetivos. Então, não restou outra alternativa, a não ser encerrar as atividades. A atual administração não divulgou qual será o destino dos automóveis.

Redação: Fernando Barenco
Fotos: Divulgação – Zimmerman Automobile Driving Museum
Video: Canal Automotive Museum Guide, no Youtube

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados