Pertencente por três gerações a uma aristocrática família de Paris, ele tem carroceria em madeira e é original de fábrica!
Parece algo inacreditável, mas esse Renault 1913 foi comprado zero quilômetro por uma aristocrática família de Paris a qual pertenceu por três gerações, até 2018. Ou seja: durante 105 anos!
Um intocado Renault 1913
O Renault 1913 em duas fotos que datam de um século: o embarque da família e com seu “chauffeur”
Com chassi nº 37217, ele é do modelo DP 22/24CV Coupé-Chauffeur, que tem habitáculos distintos para o motorista e os passageiros, separados por uma divisória de vidro. A carroceria em madeira foi construída pela encarroçadora Renaudin et Besson. A pintura verde escura, tremendamente desgastada, permanece quase intocada mais de um século depois. Apenas os paralamas foram repintados. O mesmo acontece com o interior, forrado em couro da melhor qualidade e tecidos nobres. Parece mais uma sala de visitas da época. Uma preciosidade!
Temendo curtos-circuitos, o comprador optou por faróis de acetileno, deixando a iluminação elétrica apenas para o compartimento dos passageiros.
Seu motor de 4 cilindros tem 5 litros, que rendem somente 22cv. O radiador fica na parte de trás do motor e não há grade de refrigeração, um design típico da Renault naquela época.
Escapou dos nazistas
O segredo para preservação foi ter sido utilizado apenas durante os primeiros anos, tendo permanecido muito bem guardado em uma garagem seca e fechada, sobre cavaletes. A bisneta do primeiro proprietário contou que durante a II Guerra Mundial, os nazistas que tomaram a França, tentaram confiscar o carro, mas desistiram porque os pneus, já difíceis de serem encontrados àquela altura, estavam vazios e ressecados.
Em 2019, esse inigualável Renault 1913 foi vendido em um leilão nos EUA por US$ 190.400 (equivalente a cerca de R$ 1 milhão). Agora, está sendo novamente oferecido em um leilão da Hyman Ltd.
Redação: Fernando Barenco
Fotos: Bonhams.com
Destaques dos classificados
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!