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Conheça 6 carros fora de série soviéticos

carros fora de série soviéticos

Na era soviética, quem não tinha dinheiro ou não queria enfrentar filas de espera, construía o seu próprio carro. Veja esses exemplares únicos

Na União Soviética, o carro não era um meio de transporte, mas um luxo. Não era fácil dispor de 4.500 rublos para comprar um Moskvitch, ou quase 6.000 para um Volga. E ainda ter que entrar em uma longa lista de espera para a compra. No entanto, aqueles que possuíam talento e algum conhecimento mecânico tinham outra opção: construir um carro por conta própria.

Os primeiros carros fora-de-série soviéticos surgiram nas décadas de 1920-1930 com motores de motocicleta. Eles não tinham um visual esteticamente agradável nem atingiam altas velocidades. Os modelos personalizados só floresceram realmente durante as décadas de 1950 e 1960, quando engenheiros e mecânicos começaram a construí-los a partir do que dispunham em mãos. Inicialmente as carrocerias eram de compensado; depois, passaram a ser feitas de metal e fibra de vidro e eram equipados com motores de automóveis produzidos em massa, ou de fabricação própria.

A atividade virou uma espécie de passatempo e se espalhou rapidamente por toda a União Soviética: revistas como ‘Tekhnika – molodeji’ (‘Tecnologia para a Juventude’) e programas de televisão como ‘Eto vi mojete’ (‘Você consegue’) falavam sobre os modelos de maior sucesso. Bastava atender aos requisitos oficiais: por exemplo, os motores dos carros fora de série soviéticos não poderiam ultrapassar a capacidade de 900 centímetros cúbicos.

Depois de montar um carro, bastava obter a aprovação do projeto junto à comissão da Sociedade Voluntária de Entusiastas de Carros e Motos, confirmar que o motor ou outros componentes haviam sido obtidos legalmente e solicitar a emissão e instalação de placas. Só então ele poderia circular.

Veja esses curiosos carros fora de série soviéticos

  • Trud (‘Trabalho’)

Para montar a carroceria deste carro foram necessárias quase sessenta placas de metal, recolhidas em aterros, que posteriormente foram cortadas, soldadas e moldadas. Mas não seria justo chamar este modelo do início da década de 1960 de “monstro de Frankenstein” – não há soldas visíveis. Ao olhar para ele, você nem pensaria que foi construído pelas mãos de um entusiasta e não montado em uma fábrica. Dito isso, quase tudo no Trud é único. Seu criador, Oleg Kucherenko, fabricou as próprias peças e construiu seu motor de três cilindros.

  • GTSCH

No final da década de 1960, Anatoli e Vladimir Scherbinins criaram o seu próprio carro esportivo com motor Volga. O interessante é que os irmãos não trabalharam no carro em uma garagem, como se poderia imaginar. O chassi do GTSCH foi soldado bem no quintal do prédio onde moravam e depois levado para o apartamento para “vestir” painéis de fibra de vidro. Mais tarde, eles enfim levaram o carro de volta para o pátio, onde instalaram o motor e todo o resto. Apesar dos requisitos oficiais, o gran turismo dos irmãos Scherbinin era capaz de atingir uma velocidade de até 150 km/h.

  • Pangolin

O que acontece ao combinar o motor de um carro VAZ e o design “predatório” de esportivos que lembram o Lamborghini? O resultado é o Pangolin. O projetista Aleksandr Kuliguin desenvolveu um design avançado: em vez de portas normais, o conjunto de teto e portas era elevado por acionamento hidráulico. Ele substituiu os espelhos retrovisores por um periscópio; era equipado com seis faróis: dois principais e mais quatro escondidos no centro do capô. Graças à sua carroceria leve e aerodinâmica em fibra de vidro, o Pangolin podia atingir até 180 km/h — mesmo com um motor de apenas 62 cavalos. Tanto é que este modelo ganhou fama até no exterior: em 1985, participou de uma exposição internacional de carros em Plovdiv, na Bulgária.

  • Triton

O músico Dmitri Kudriatchkov sonhava em unir as vantagens de uma lancha e de um carro em seu veículo sob medida — ele queria poder viajar tanto por terra quanto por água. Como resultado, construiu um híbrido que operava com um motor GAZ-21. O Triton podia navegar a 50 km/h, mas também acelerar a uma velocidade de até 120 km/h em solo.

  • Laura

Quando o público da exposição internacional em Plovdiv, na Bulgária, viu o carro de Dmitri Parfionov e Guennadi Hainov, ninguém podia acreditar no que estava vendo. Era mesmo verdade que Laura foi feito artesanalmente? Os inventores dizem que criaram o design do carro do futuro quando estavam na escola e em 1985, construíram o carro esportivo com motor VAZ-2105 e câmbio Zaporojets. A estrutura foi feita de canos de água e revestida com painéis de fibra de vidro e espuma polimérica. Tinha ainda bancos esportivos, controle por botão, suspensão personalizada no estilo MacPherson – sem dúvida, um carro do futuro.

  • Muravei (‘Formiga’)

Os criativos entusiastas soviéticos também construíram modelos compactos. Por exemplo, o utilitário Formiga foi projetado pelo engenheiro Oleg Ivtchenko com esboços desenhados pelo artista Eduard Moltchanov. O veículo tinha um motor de motocicleta Yava-354 e uma carroceria de compensado de madeira. Sem capota, podia transportar carga e passageiros, atingindo uma velocidade máxima de 70 km/h.

Redação: Anna Popova
Fotos: Divulgação
Matéria gentilmente cedida por Russia Beyond

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